Érico Brás é retirado pela PF de avião após confusão e fala em ‘racismo’

Ator diz que comandante jogou bagagem da esposa em compartimento. Artista registrou queixa na Anac e afirma que irá processar companhia aérea

Por Juliana Almirante Do G1

O ator Érico Brás foi retirado pela Polícia Federal após confusão em um voo da companhia aérea Avianca na manhã desta quinta-feira (31), em Salvador, em um voo marcado para sair às 6h27 da capital baiana com destino ao Rio de Janeiro.

Segundo o artista, o funcionário agiu com grosseria ao jogar a bagagem da esposa do ator, Kenia Maria, no compartimento de cima da aeronave, após ter dito que a mala não poderia ser levada embaixo da poltrona da frente do casal. O ator afirma ainda que o comandante chamou a Polícia Federal para a aeronave e foi obrigado a sair.

O G1 procurou a assessoria da Avianca que afirmou que mantém a sua prioridade na segurança de voo, em respeito a todos os seus passageiros. A companhia disse que, no caso de Érico, a Polícia Federal foi acionada porque um grupo de clientes teria se recusado a seguir as orientações dos comissários sobre a acomodação das bagagens.

Érico Brás ter sido vítima de racismo. “Ele [comandante] pegou com grosseria a bagagem. Ele estava bastante irritado. Ele jogou e empurrou a bagagem contra as outras no compartimento. Ela [esposa] disse: ‘Tem que ter cuidado para não quebrar’. Eu disse: ‘Você está sendo mal educado, não vou aceitar isso’. Ele chamou uma pessoa da Avianca e eu disse que não ia descer. Ele [comandante] chamou a PF, que disse que eu tinha que descer”, narra Érico. O ator ainda conta que o voo já estava atrasado cerca de 20 minutos quando ele e a mulher se acomodavam na aeronave.

O ator acredita que a reação do comandante, cuja cor da pele é branca, foi motivada por racismo. “O tratamento é típico de racismo. Pelo fato de eles acharem que podem tratar as pessoas [negras] assim”, disse Érico. Depois de sair do avião, o ator prestou queixa na Agência Nacional de Aviação (Anac) contra a companhia área.

“Fiz uma queixa de descaso do comandante e vou entrar com ação na justiça por racismo”, afirmou. Érico diz que outras oito pessoas que estavam no voo também desceram em solidariedade a ele, após a confusão, e também prestaram depoimento na Anac.

Segundo a Anac, a queixa resgitrada pelo ator será analisada pela área técnica responsável da agência, que verificará se houve descumprimento das normas da aviação civil.

O ator relatou que, por conta da confusão em Salvador, se atrasou para uma gravação no Rio de Janeiro, marcada para às 10h desta quinta-feira. Segundo Érico Brás, ele, a esposa e os demais passageiros envolvidos conseguiram remarcar o voo, que deve sair da capital baiana às 10h.

+ sobre o tema

Estudantes ocupam Reitoria da Ufrgs e pedem ampliação da política de cotas

Samir Oliveira Cerca de dez estudantes ligados ao movimento...

Que tiro foi esse?

O asfalto está começando a sentir o bagulho doido...

Branco no preto

A Madame funga suas lamúrias, diz que quer voltar...

Datafolha comprova: protesto é justo

Pesquisa revela que a avaliação da população sobre o...

para lembrar

Indígenas e quilombolas: eternas “ameaças” à ordem e ao progresso

Notas sobre o conceito de “brasilidade”, sob o manto...

De volta para África, só como turista!

por Sérgio Martins A atendente Maria Serafim dos Reis foi...

Trainee para negros é constitucional e não é enquadrado em lei contra o racismo

A iniciativa da rede de lojas Magazine Luiza de...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=