Cardeal africano defende preservativo e aposta em papa negro

Fonte: Jornal Agora –

O cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, arcebispo de Cape Coast (Gana) e relator do segundo Sínodo de Bispos para a África, disse ontem que a Igreja Católica está preparada para ter um papa negro e defendeu o uso do preservativo por casais caso um dos cônjuges tenha Aids.

Turkson participa do debate de três semanas sobre o Vaticano, o papel da Igreja Católica na África e a situação do continente. O continente é o local onde a religião católica cresce mais rapidamente. Nos últimos 30 anos, o número de fiéis africanos praticamente triplicou, chegando a 150 milhões de pessoas.

Em uma entrevista a jornalistas, Turkson foi questionado se já é hora de um papa negro, principalmente após a eleição de Barack Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos. “Por que não?”, respondeu Turkson, dizendo que todo homem que vira padre deve estar disposto a ser papa. Ele ressaltou ainda que há diversos líderes mundiais negros, como Obama e o ex-secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) Kofi Annan. “Se Deus quer ver um homem negro como papa, agradeçamos a Deus”, disse. “Chances existem”, completou.

Turkson se mostrou ainda favorável ao uso do preservativo por casais caso um dos dois esteja contaminado pelo vírus da Aids, mas bateu na tecla da fidelidade, após ser questionado sobre o que a Igreja pode fazer para lutar contra a Aids em um continente como a África, onde 27 milhões de pessoas são portadoras do vírus HIV. Ele disse que recomendaria a abstinência sexual para uma pessoa com Aids ou o uso do preservativo no caso de um casal.
Em março, a caminho de Camarões, o papa Bento XVI disse aos jornalistas que o acompanhavam em seu avião que a Aids “não se combate só com dinheiro, nem com a distribuição de preservativos, que, ao contrário, aumentam o problema”.

 

Matéria original

+ sobre o tema

Cantora Etta James sofre de doença “terminal”, diz médico

Etta James, uma das maiores cantoras de soul music...

Dentro da minha pele

sinopse Histórias comuns de nove pessoas comuns, com diferentes tons...

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Em 2015 foram protagonizados contra as crenças de matriz...

para lembrar

Afrodescendientes en el Sur

por: Jesus Chucho Garcia     Ecuador es...

Back2Black em Londres gera encontros inspirados

  A primeira edição do Back2Black (B2B) em...

Pharrell Williams ganha estrela na calçada da fama em Hollywood

Pharrell Williams foi homenageado, na tarde de quinta-feira (4),...

Núcleo de Cultura Afro-Brasileira completa 40 anos de atividades

O Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (Nucab), da Universidade de...
spot_imgspot_img

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...
-+=