Para proteger homossexuais, Senado dos EUA muda lei

Fonte: Folha de São Paulo –

O Senado americano aprovou uma alteração da lei federal de crimes de ódio. Com a mudança, a lei passará a proteger também homossexuais. A medida fez parte de uma lei de definição do orçamento do Pentágono.

Aprovada por 68 votos a 29, a lei segue agora para a sanção do presidente Barack Obama. Até então, a definição de crimes de ódio incluía apenas os ataques motivados por raça, cor, religião ou nacionalidade.

Obama já sinalizou que pretende aprovar a lei, o que pode ajudar a melhorar a imagem do presidente junto a ativistas gays e lésbicas, que questionam o compromisso do presidente com a sua agenda política.

A Câmara havia aprovado no início do mês a medida com 281 a 146 votos. Em ambas as Casas, a lei passou quase sem o apoio de republicanos. A medida permite que autoridades federais reforcem investigações e processos de crimes violentos contra homossexuais quando autoridades locais não forem capazes de fazê-lo ou solicitarem ajuda.

Grupos de defesa dos homossexuais comemoraram a decisão. “Esperamos que Obama assine logo esta lei: o primeiro maior exemplo da legislação de direitos civis da nossa nação para lésbicas, gays e transgêneros”, afirmou Joe Solmonese, presidente da campanha Human Rights. Segundo ele, a lei representa um passo para acabar com os crimes de ódio.

Os democratas já haviam tentado aprovar essa lei diversas vezes. A estratégia agora foi juntar a medida à lei de autorização de recursos para a defesa do país. “É uma vergonha que esta norma tenha sido adicionada a um projeto de lei sobre o apoio a nossas tropas”, afirmou o senador republicano Lamar Alexander, do Tennessee.

Matéria original

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

A minirreforma política de Marina Silva

Por Thiago Foresti Poucas pessoas perceberam, mas o estatuto provisório...

Dívida

Por: Mauricio Pestana Muitas pessoas com mais 40 anos devem...

Só descolonização da subjetividade trará mudança à América Latina, diz Walter Mignolo

Para o pesquisador argentino, a criação de Estados nacionais...

Primeira-dama dos EUA, Michelle Obama é exemplo de mulher com braços torneados

Fonte: Clic RBS - Os braços bem torneados da...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=