Justiça espanhola condena jogadores por agressões e racismo

Fonte: LanceNet –

Seis atletas do Bada Bing agrediram e insultaram integrantes do Rosario Central, da Argentina

 

A Justiça de Barcelona condenou a até seis anos e nove meses de prisão um grupo de seis jogadores do time regional Bada Bing, da Terceira Divisão, por agredir e proferir insultos racistas contra integrantes do Rosario Central, uma equipe de origem sul-americana.

 

A sentença reservou as penas mais duras aos dois principais acusados: os irmãos Israel Moreno Gómez e Valentín Moreno, condenados a seis anos e seis anos e nove meses de prisão, respectivamente.

 

Ambos os irmãos, que estão presos preventivamente, têm ficha na Polícia. Em dezembro de 2001, quando ainda era menor de idade, Valentín Moreno chegou a ser condenado a oito anos de internação em um reformatório e a outros três sob liberdade vigiada pelo assassinato de um jovem na Vila Olímpica de Barcelona.

 

Segundo o juiz do caso que teve a setença anunciada nesta sexta, em janeiro deste ano, os jogadores do Bada Bing proferiram insultos e ameaças racistas aos integrantes do Rosario, que depois da expulsão de um membro do time adversário passaram a ser perseguidos e agredidos fisicamente em campo.

 

Durante a partida, os jogadores do Bada Bing zombaram da nacionalidade dos adversários e os insultaram com frases como “Sudaca de m…, vou te matar”, “Se Franco estivesse vivo, você estaria em seu país” e “Vou cortar sua cabeça, colocá-la em uma caixa e mandá-la para seu país”.

 

Ao todo, cinco jogadores do Rosario Central, seu presidente e a secretária do time, que tentava fotografar os agressores quando um dos condenados arrancou-lhe violentamente a câmera, foram chutados e socados, motivo pelo qual sofreram politraumatismos e várias contusões.

Além dos irmãos Moreno, o juiz condenou Jonatan Padilla Fernández (três anos e três meses), José Luis Espada Sánchez (três anos e três meses), Carlos Raia González (dois anos e 11 meses) e Efrem Simón Suárez (dois anos e um mês).

Matéria original

+ sobre o tema

Fórum denuncia genocídio de negros brasileiros a conselho da ONU

Consta no relatório da CPI que um jovem negro...

4 efeitos do racismo no cérebro e no corpo de crianças, segundo Harvard

A conclusão é do Centro de Desenvolvimento Infantil da...

A inocência póstuma graças a um vídeo gravado pelo celular

Polícia diz que jovem atirou em PMs, mas vídeo...

para lembrar

Debate sobre o genocídio negro reúne Leci Brandão e movimentos sociais

O 62º Conselho Nacional das Entidades Gerais (Coneg) consolida...

Parlamentares denunciam à PF possíveis crimes de xenofobia e injúria praticados no Facebook

Na manhã desta segunda-feira, 2, a deputa federal Antônia...

Je Suis 83 negros mortos por dia no Brasil

Em um momento em que o mundo se volta...
spot_imgspot_img

A ‘inteligência artificial’ e o racismo

Usar o que se convencionou chamar de "inteligência artificial" (pois não é inteligente) para realizar tarefas diárias é cada vez mais comum. Existem ferramentas que, em...

Funcionária de academia será indenizada por racismo: “cabelo de defunto”

Uma funcionária de uma academia em Juiz de Fora (MG), na Zona da Mata, será indenizada em R$ 15 mil por sofrer racismo. De...

Efeito Madonna no Rio

Uma mulher. Uma mulher de 65 anos. Uma artista de fama planetária que, aos 65 anos, 40 de carreira, é capaz de mobilizar para...
-+=