Apresentadora faz piada com neto negro de Mitt Romney

A apresentadora do canal de TV MSNBC Melissa Harris-Perry, que também é professora de ciência política e comentarista com foco em política afro-americana, desculpou-se publicamente depois que convidados de seu programa fizeram piada com uma fotografia da família do político Mitt Romney que mostrava seu neto adotivo, que é negro. Romney, ex-governador do estado de Massachussets, disputou a presidência americana pelo Partido Republicano em 2012.

O político e empresário aceitou o pedido de desculpas de Melissa e da emissora, afirmando entender que as pessoas cometem erros. “As pessoas da MSNBC cometeram um grande erro. Eles se desculparam, e é apenas isso que eu posso esperar. Seguirei em frente, e tenho certeza que eles também querem seguir em frente”, afirmou ele em um programa do canal de notícias conservador Fox News.

O programa de notícias apresentado por Melissa fez uma brincadeira de fim de ano, com convidados comentando imagens de 2013 – uma delas mostrava a franja da primeira-dama Michelle Obama, no início do ano passado; outra, o controverso “selfie” tirado pelo presidente Barack Obama no funeral de Nelson Mandela. Uma das fotos mostrava Romney cercado dos netos; em seu colo estava um bebê negro, Kieran, que é seu neto adotivo. Em tom de brincadeira, os participantes disseram que a foto resumia bem a diversidade do Partido Republicano, entre outras piadas.

“Foi um erro”

O segmento – intitulado “O que foi tão engraçado em 2013” – foi exibido em 29/12. Na noite de Ano Novo, a MSNBC divulgou algumas mensagens no Twitter desculpando-se pelas piadas e, na manhã de sábado (4/1), Melissa começou seu programa com um pedido de desculpas. Com a voz embargada, a apresentadora disse que a brincadeira não foi feita com maldade, mas que entende que ela acabou se tornando ofensiva. “Mostrar a foto no contexto do segmento foi um erro”, disse, antes de pedir desculpas especificamente à família Romney. “Adultos que entram para a vida pública consentem implicitamente a ter menos privacidade, mas suas famílias e especialmente suas crianças não devem ser tratadas de forma insensível ou imprudente”, concluiu.

Melissa, que é negra, também pediu desculpas às famílias que adotam crianças de raças diferentes das suas. “Eu sinto muito que nós tenhamos sugerido que famílias inter-raciais são motivo de piada ou mereçam ser ridicularizadas”, disse ela. A jornalista também se referiu às críticas recebidas pelo programa, dizendo que, algumas vezes, nossos críticos mais duros podem nos dar as melhores lições.

Questionado se não deveria pressionar por uma ação da emissora, Romney afirmou entender que ele é um alvo desse tipo de piada, mas que crianças não deveriam ser. “Se você entra no jogo político, pode esperar isso. Mas crianças estão fora dos limites. E eu acho que eles entenderam e também pensam assim. Eu acho que o pedido de desculpas [de Melissa] foi sincero”, completou.

Fonte: Observatório da Imprensa

+ sobre o tema

Mal-entendido teria levado Ramires a acusar juiz de racismo contra Obi Mikel

Possível confusão entre sotaques teria feito brasileiro ouvir Mark...

Estudante de Medicina da USP denuncia racismo em evento esportivo

Entrada do prédio da Fmusp (Faculdade de Medicina da...

para lembrar

Deputado defende cotas para afro descendentes

Fonte: Grupo de Trabalho de Ação Social - ...

Racismo no Volei – Ramirez e Herrera são vítimas de racismo em SC

Não foi apenas o oposto Wallace, do Sada Cruzeiro,...

Eugenia e racismo comunista: União Soviética planejou criar super-homens

A história da eugenia e do racismo comunista na...
spot_imgspot_img

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....

Mãe não é tudo igual

- Coloca um casaco, meu filho! - Na volta a gente compra, filha. É bem provável que muitos de nós já tenhamos ouvido alguns desses bordões...

Carta aos negacionistas: comprem um seguro de vida

Senhores negacionistas, Coube à nossa geração viver uma encruzilhada existencial: ou mudamos a forma de nos relacionar e habitar o planeta, ou simplesmente esse planeta...
-+=