CAMAÇARI: População negra comemora políticas de valorização

Bahia em Foco –

 

 

Com 79% da população negra e 28 entidades organizadas para discutir a questão racial, Camaçari tem muito a comemorar no dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira (20/11), inclusive algumas políticas públicas municipais.

A Prefeitura dispõe de políticas de valorização da comunidade negra, a exemplo da implantação da disciplina sobre a história da cultura africana e afro-brasileira na rede pública. A matéria resgata e conscientiza os jovens sobre as contribuições dos negros.

Já na saúde, o Município conta com a Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal), localizada no Cuidar, que oferece orientações, consultas e encaminhamentos para vacinas, medicamentos e exames a 280 pessoas cadastradas. A doença, hereditária, originou-se na África e foi trazida às Américas pela imigração forçada dos escravos.

Camaçari conta ainda com a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, Dia Municipal da Mulher Negra, comemorado em 25 de Julho, comunidade remanescente de quilombola e 418 entidades de religião de matrizes africanas.

Para reafirmar a importância do negro e evitar o desenvolvimento do autopreconceito, o mês de novembro em Camaçari vai contar com palestras e eventos educativos, voltados especialmente para o público jovem. As atividades abordam temas como De onde viemos e como estamos, Doença que nos acometem, e Juventude e violência.

De acordo com a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Ivonete Mota, há muito a ser feito, mas Camaçari já deu importantes passos em direção à criação de políticas públicas de apoio e valorização da comunidade negra.

Matéria original

+ sobre o tema

Atividades marcam comemoração do Novembro Negro

De segunda-feira (19/11) até 06 de dezembro, a...

Esposa de Bruno Cortês revela planos para chegada de um ‘Cortesinho’ no ano que vem

Esposa revela planos para chegada de um 'Cortesinho' no...

Show da Consciência Negra no Vale do Anhangabaú

INFORMAÇÕES DO EVENTO Data: 20 de novembro de 2014 Horário: 11h Preço: Entrada gratuita Onde: Vale do...

para lembrar

Lázaro Ramos retoma aulas de capoeira, após 10 anos

Rapaz simples e boa praça, Zé Maria trabalha em...

Karol Conka elogia Iza: ‘É uma preciosidade e raridade do Brasil’

Cantora esteve no Lollapalooza para ver a apresentação da...

A HISTÓRIA DO SAMBA: UNINDO BRASILEIROS E AFRICANOS

    por Gláucia Quênia Mesmo com o...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=