Congo: Milhares de delegadas esperadas no III congresso internacional da mulher negra

Fonte: Angola Press –

Kinshasa – Pelo menos mil mulheres provenientes de todos os continentes do mundo são esperadas no terceiro congresso internacional da mulher negra, previsto para 28 de Novembro a 3 de Dezembro próximo em Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC), soube a PANA junto dos organizadores.

 

O conclave vai decorrer sob o lema “Integrar os Recursos da Mulher Negra num Processo de Desenvolvimento Económico e Cooperação Internacional”.

 

Para a ministra congolesa do Género, Marie-Ange Lukiana Mufwankolo, esta reunião de Kinshasa permitirá prestar uma verdadeira homenagem à mulher congolesa.

 

“Tem-se a impressão de que, na RDC, há apenas mulheres violentadas. Este congresso é uma prova da presença no país de mulheres perseverantes, as que se recusam a baixar os braços”, declarou.

 

Como particularidade desta edição em relação aos dois congressos anteriores que decorreram na Europa, a governante congolesa destacou a própria localização pelo facto de os primeiros encontros terem decorrido fora do continente africano.

 

Lukiana Mufwankolo sublinhou igualmente a presença na capital da RDC das mulheres negras de todas as categorias e de todos os continentes.

 

“O interesse deste congresso é que ele apoie a imagem da mulher negra que se tornou cidadã do mundo; a imagem desta mulher deportada e vítima do colonialismo, que quebra as cadeias para se tornar líder”, acrescentou a ministra congolesa do Género.

 

Para a presidente da ONG Africa Mulheres Competitivas, Patricia Tseli Faraut, cuja estrutura é uma das promotoras destes congressos, “as mulheres negras da diáspora vieram a África e particularmente à RDC para estabelecer uma verdadeira parceria com as outras mulheres, para a edificação de África”.

 

Matéria original

+ sobre o tema

O movimento negro garante humanidade para todos

O antirracismo é a compreensão da estrutura racista e...

Feito de francês reacende debate sobre supremacia negra nas pistas

O francês Christophe Lemaitre se tornou, no início do...

Marco Romão chega ao Orun

Com pesar Geledés comunica que Marco Romão, companheiro, militante,...

“Não acredito em amor à primeira vista”, diz Sheron Menezzes

A próxima edição da revista QUEM Acontece trará uma...

para lembrar

Negros mexicanos: da libertação do país à invisibilidade social

Segundo a plataforma digital Slave Voyages, entre 1502 e...

Viagem de Oprah à Austrália pode ajudar turismo

Oprah Winfrey pode ter surpreendido o público de seu...

Sessiona no Uruguai Cúpula Social do Mercosul

Montevidéu, 18 dez (Prensa Latina) Representantes dos países membros...

Trabalho escravo, esquecimento e a cachaça Ypióca, por Marcelo d´Salete

TEXTO MARCELO D'SALETE 150 anos da cachaça Ypióca A memória pode ser...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=