Em dois anos, mais de 78 mil mulheres foram agredidas em MT

Mais de 78 mil mulheres agredidas em apenas oito municípios de Mato Grosso nos últimos dois anos. O dado estarrecedor foi contabilizado em Delegacias, Juizados e Varas Judiciais responsáveis pela apuração desses crimes. O crescente número de violência contra a mulher motivou o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-MT) a promover nesta quinta-feira (10) um seminário com o tema “Violência contra a mulher é a violação aos Direitos Humanos” a partir das 08h no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), em Cuiabá. Na mesma data também se comemora o encerramento da campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência doméstica.

 

O evento também será uma oportunidade para sensibilizar os governantes pela adesão ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Mato Grosso é um dos três Estados que ainda não aderiu ao pacto. A Defensoria Pública, entre outras instituições, é parceira da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), na realização do evento. Durante o seminário será lançada uma campanha contra a violência doméstica.

 

A campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência doméstica é uma mobilização educativa que luta pela erradicação da agressão e pela garantia dos Direitos Humanos. Em todo o mundo, quatro datas-marco representam essa luta no período de realização do movimento: 25 de novembro “Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres”, 1º de dezembro “Dia Mundial de Luta Contra a AIDS”, 06 de dezembro “Massacre de Mulheres em Montreal (Canadá)” e 10 de dezembro “Dia Internacional dos Direitos Humanos”.

 

A solenidade de abertura do Seminário será às 8 horas com a presença de autoridades locais. Às 10h uma palestra sobre Violência de Gênero será proferida por Ana Emília Iponema Brasil Sotero, presidente do CEDM-MT. Às 14h o procurador da Defensoria Pública Márcio Frederico Dorileo, vai falar sobre a Lei de Estupro; às 15h a  Elizamara Sigles Vodonós, Promotora de Justiça, ministra palestra sobre Combate a Pedofilia e Amini Haddad, Juíza de Direito, encerra o seminário às 16h, com a palestra Direitos Humanos das Mulheres.

 

Durante o Seminário serão distribuídas camisetas patrocinadas pela Defensoria Pública e cartilhas com o conteúdo da Lei Maria da Penha, impressas pelo Tribunal de Justiça do Estado. A intenção do CEDM-MT é que outros parceiros possam aderir à campanha para que o referido material da campanha continue sendo distribuído até o mês de março de 2010.

Fonte: 24HorasNews

+ sobre o tema

para lembrar

Após suicídio de jovem, Marrocos pode mudar lei pró-estrupadores

O governo do Marrocos anunciou que fará emendas à...

Show de machismo! Faixa de torcida diz que mulheres não deveriam ir ao estádio

Durante partida do Lyon, bandeira exibida pela torcida rejeitava...

Sentar em ‘cadeira humana’ ?- Racismo,sexismo e machismo ! – Por Mônica Aguiar

Entre "Caucasianas e Negras", lá vamos nos de novo...

A madame é racista? ( sim ou não)

Lar e Cia empregos e o racismo explícito no...
spot_imgspot_img

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...
-+=