Show de machismo! Faixa de torcida diz que mulheres não deveriam ir ao estádio

Durante partida do Lyon, bandeira exibida pela torcida rejeitava presença de mulheres no estádio, sugerindo que elas fossem para a cozinha

Do O DIA

França – Em um ato condenável, a torcida do Olympique de Lyon deu mais uma prova de que o machismo ainda ronda o mundo do futebol. Em contraste com o crescente número de mulheres indo ao estádio e acompanhando o esporte, os torcedores franceses exibiram bandeiras que reforçavam a ideia de que “lugar de mulher é na cozinha”.

Durante a partida contra o LOSC Lille, torcedores levantaram duas bandeiras, cada uma com o desenho de um boneco simbolizando um homem e uma mulher. No caso da bandeira que representava os homens, a faixa afirmava ele deveria estar no estádio.

Por outro lado, a faixa com uma mulher afirmava claramente que ela estava no ‘lugar errado’. Para esses torcedores, as mulheres presentes deveriam estar na cozinha, ao invés de assistirem aos jogos de seu time de coração.

O momento foi captado pela TV francesa e repercutiu nas redes sociais. Muitos usuários criticaram a atitude da torcida do Lyon e chegaram a sugerir que as jogadoras do time feminino do clube se recusassem a jogar, como forma de protesto.

A ex-diretora da Federação Francesa de Futebol, Dominique Crochu, também criticou a atitude e questionou a falta de controle do conteúdo exibido nas bandeiras que entram nos estádios.

A equipe feminina do clube francês é, inclusive, uma das mais fortes da Europa, ao contrário do time masculino. Na última temporada, venceram o campeonato francês e a Champions League feminina, sem perder nenhuma partida e com média de 5 gols por jogo.

+ sobre o tema

Paquistão: jovem grávida é morta apedrejada pela própria família

Ao se recusar a efetivar um casamento pré-arranjado e...

Vítimas de assédio sexual online têm idade média de 10 anos, diz ONG

A ONG Think Olga, que participou nesta terça-feira (16) de...

“Símbolos negros estão em alta, mas nas mãos de pessoas brancas”

A professora Patricia Anunciada fala sobre apropriação cultural e...

para lembrar

Políticos são alvo de protestos na Parada Gay de SP

Este ano, o tema da Parada Gay de SP...

O conceito de gênero por Raewyn Connell: o corpo no foco das relações sociais

Com o fortalecimento das concepções que valorizam as construções...

A cútis é minha, mas quem a define não sou eu…..

Essa semana fui tirar a segunda via da minha...
spot_imgspot_img

Mãe Meninazinha de Oxum dará aula magna em projeto de pesquisa na Unirio

A carioca Maria do Nascimento, Mãe Meninazinha de Oxum, 87 anos, iyalorixá do Ilê Omolu Oxum, dará a aula magna segunda-feira, 31 de março,...

Salas Lilás vão atender mulheres vítimas de violência no interior

O governo federal lançou nesta terça-feira (25) uma política nacional para padronizar, criar e expandir as chamadas Salas Lilás, de atendimento e promoção dos direitos das...

Sueli Carneiro analisa as raízes do racismo estrutural em aula aberta na FEA-USP

Na tarde da última quarta-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) foi palco de uma...
-+=