Em Copenhague, Lula afina discurso do Brasil para a COP-15

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na madrugada desta quarta-feira em Copenhague, na Dinamarca, e participou de reuniões com a delegação brasileira durante a manhã, para acertar as posições que o País vai seguir defendendo na Cúpula do Clima da ONU.

 

Lula tomou café da manhã com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, com os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, além de o embaixador para as questões de Clima, Luiz Alberto Figueiredo.

 

No final da reunião, o presidente permitiu uma rápida entrada da imprensa para a realização de imagens, sem entrevistas. Neste período, perguntou para Dilma e Figueiredo se havia reuniões previstas com o G77, o grupo dos países em desenvolvimento e emergentes. De Figueiredo, ouviu que estão acontecendo encontros diários entre os representantes destes países.

 

Ontem à noite, Dilma, Figueiredo e outros negociadores se reuniram longamente com os principais representantes da China e da Índia. A alta cúpula dos três países emergentes teria firmado um acordo em que aceitaria se submeter à verificação internacional das ações de mitigação (redução de emissões de gases) financiadas com recursos internacionais. Este seria o primeiro ponto decisivo que os países emergentes – além dos três citados, também a África do Sul – estariam cedendo nas negociações.

 

Para liberar recursos, nações ricas como os Estados Unidos impõem como condição que os emergentes comprovem o destino do financiamento que está sendo negociado na conferência.

 

Agenda

Lula deve continuar mantendo reuniões com delegações durante todo o dia, no hotel onde está hospedado, o Hotel D’Anglaterre. Ainda hoje, ele se encontrará com os governadores brasileiros que vieram a Copenhague, com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, com a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, e com o presidente do Suriname, Ronald Venetiaan.

 

O luxuoso hotel é o mais caro e tradicional da Dinamarca. O estabelecimento é um antigo castelo, no centro de Copenhague, e possui acabamentos em ouro. Dilma, que chegou no domingo, também está hospedada no Hotel D’Anglaterre.

 

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

“Balanço do Orçamento 2019-2021 revela desmonte generalizado de políticas sociais”, diz Inesc

O ano de 2021 consolidou o processo de desfinanciamento...

PCdoB rechaça declaração de Serra sobre aproximação nas eleições

A magra vitória de José Serra nas prévias do...

Comissão apura denúncias de violações de direitos humanos no Pará

Fonte: Portal Amazonia - BELÉM - Parlamentares da Comissão...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=