ONU diz que ação contra imigrantes na Itália é preocupante

ROMA – Representantes de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) demonstraram preocupação nesta terça-feira com os atos de racismo contra imigrantes na Itália. Na última semana, três dias de confrontos envolvendo imigrantes africanos, policiais e habitantes da região de Rosarno, na Calábria, deixaram mais de 60 feridos. Os choques resultaram na transferência dos estrangeiros a outras áreas do país.

 

Centenas de imigrantes africanos fugiram da cidade rural de Rosarno, região subdesenvolvida ao sul da Calábria, em trens, carros e caravanas de ônibus organizadas por autoridades locais após um fim de semana de violência. O estopim dos confrontos foi a morte de dois imigrantes em um susposto ataque racista.

Os confrontos entre imigrantes, residentes locais e policiais de Rosarno deixaram ao menos 60 feridos. Três imigrantes foram severamente espancados com barras de metal e se encontram em estado grave.

Policiais fazem cordão de isolamento durante protesto de imigrantes na Itália / AP

A violência “é extremamente preocupante, pois revela graves e profundos problemas do racismo contra os trabalhadores imigrantes”, afirmou Jorge Bustamante, relator especial da ONU sobre direitos dos imigrantes.

Nesta terça-feira, o Ministério das Relações Exteriores do Egito pediu ao governo italiano para proteger os imigrantes e minorias contra a discriminação generalizada.

“A última onda de violência foi um exemplo de vários tipos de violações de direitos dos imigrantes e das minorias na Itália, incluindo as minorias árabes muçulmanas”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Egito, Hossam Zaki.

O Ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, disse que o Egito não pode alegar que seus cidadãos são vítimas de discriminação no país europeu. Ele negou qualquer motivação religiosa por trás dos confrontos, segundo a agência de notícias ANSA.

 

Tensão contra imigrantes

 

Os confrontos começaram na última quinta-feira quando uma gangue de jovens brancos num carro usou um rifle para atirar num grupo de imigrantes africanos que voltava do trabalho nas fazendas, matando dois deles.

Há aproximadamente 8 mil imigrantes ilegais na Calábria. A maioria trabalha na colheita de frutas e verduras. Os imigrantes em situação irregular correm o risco de serem expulsos para seu país de origem, e as autoridadejá s começaram a demolir suas casas improvisadas em Rosarno neste domingo.

Muitos vivem em fábricas abandonadas sem água corrente ou eletricidade, e grupos de defesa dos direitos humanos dizem que eles são explorados pela ‘Ndrangheta, a organização mafiosa mais poderosa da Itália.

O governo de Silvio Berlusconi tem adotado uma postura de linha-dura contra a imigração ilegal e tem tentado impedir a chegada de imigrantes africanos que chegam à Itália em barcos vindos da África.

Alguns barcos foram enviados de volta ao mar aberto, o que levou a agência de refugiados das Organização das Nações Unidas a criticar o governo italiano. A Comissão Europeia também se disse preocupada com a política dos italianos.

Fonte: Último Segundo

+ sobre o tema

Post de Johnnie Walker sobre racismo causa polêmica

O Racismo perfeito do Brasil, trabalha assim: A Johnnie...

Organização denuncia post racista que define ‘preto raiz’ e ‘preto nutella’

A organização Safernet, que monitora crimes e violações dos...

Seminário Racismo, Igualdade e Políticas Públicas

Bom dia a todas e todos. Agradeço inicialmente ao Inesc...

para lembrar

Quase 30 mil já foram aprovados por cotas em concursos de Estados

  Em análise no plano federal, a adoção de cotas...

Minas Gerais – Governo proíbe polícia de divulgar dados sobre violência

Para especialistas, população não se sente mais segura sendo...

PMs que arrastaram Claudia Silva Ferreira acumulam 62 casos que acabaram em morte

PMs presos por arrastar Claudia Silva Ferreira pelas ruas...

Estátua e tabu

no brasil, há quem defenda que as estátuas de...
spot_imgspot_img

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...
-+=