“Slow food” mineiro na versão pobre de “marré deci”

Por:  Fátima Oliveira

Comidas de pobre, tão simples, nutritivas e saborosas

Desde que cheguei a Belo Horizonte, fui tomada de paixão irrefreável pelos pratos da culinária mineira roceira, muitos chamados “comida de pobre”, como bambá-de-couve, canjiquinha com costelinha de porco e frango caipira com ora-pro-nóbis. Certa vez, fui a um restaurante com uma amiga mineira, dessas que adora comer bem e que come qualquer coisa com a “boca boa”. Assim eu pensava.

Qual não foi a minha surpresa ao sugerir: “Que tal canjiquinha?”. Ela disse: “Ah, não! Mamãe faz muito aos domingos. Ontem, almocei na casa dela”. Avancei: “Então, frango com ora-pro-nóbis?”. Outra negativa: “Xi, comi no Festival do Ora-pro-nóbis em Sabará. Uma vez por ano é o meu limite! Ora-pro-nóbis, a dita ‘carne de pobre’, lembra a vovó. Arre! Taioba refogada também. Odeio!”.

Estava esfriando, não me dei por vencida, emendei: “Que tal bambá-de-couve?” A ira tomou conta dela: “Demais da conta, amiga! Convida pra comer num lugar bom desses só pra lembrar o quanto já fui pobre? Odeio essa coisa de comida de pobre. Bambá-de-couve é tudo o que jamais colocarei na boca, nem que viva cem anos! E sabe por quê? Passei a minha infância toda comendo isso purinho no jantar, sem um pedacinho de carne ou de linguiça! Se a gente é o que come, eu sou couve pura!” Disse-lhe que, não se sabe desde quando, bambá de couve é enriquecido com linguiça ou costelinha.

E passei a discorrer sobre a receita de “couve rasgada com fubá”, que é, segundo estudiosos, originária das senzalas das Gerais. Em Ouro Preto, era chamado bambá-de-couve, cuja receita original tem como ingredientes: um maço de couve manteiga; três dentes de alho picados; três colheres de sopa de óleo (ou um naco de toucinho); um tomate; 1/2 maço de cebolinha verde; quatro colheres de sopa de fubá; sal a gosto (cuidado para não salgar demais, pois a couve é rica em cloreto de sódio!), e dois litros de água. O modo de fazer requer dourar o alho no óleo; depois, juntar o tomate picadinho, a couve rasgada (se cortar, não fica com o mesmo sabor!), a cebolinha verde e o sal. Refogar por uns três minutos. Acrescentar quatro copos de água e deixar ferver. Dissolver o fubá no restante da água e juntar ao caldo com a couve. Cozinhar em fogo baixo por dez minutos. Servir imediatamente.

Enquanto eu falava, o semblante dela ficava mais cerrado, até que explodiu: “Vamos comer picanha na chapa, ou nada! Ou não é também uma comida típica mineira? É. Só que antigamente, para mim, era só dos ricos! E não me venha com esse papo de ‘slow food’, que eu não caio nele, não! Comi ecogastronomia mineira na versão pobre de ‘marré deci’ anos a fio. Enjoei! Enjoeeeei, viu? A primeira vez que comi picanha foi quando recebi meu primeiro salário, aos 13 anos. No açougue, pedi uma picanha. O açougueiro, sabendo que nunca comprávamos picanha, foi rápido na pergunta: pra quem você está comprando essa picanha? É pra patroa da sua mãe? Dei o calado por resposta. Só perguntei quanto era. Desenrolei o dinheiro, paguei e saí”.

Entendi. E comemos picanha na chapa. Em casa, já deitada, fiquei a matutar sobre a dita “comida de pobre”… Conclui que gosto muito das comidas de pobre, tão simples, criativas, nutritivas e saborosas que a gente come no sertão. Por exemplo: caldo de ovos, quibebe, torta de maxixe, folhas novinhas e tenras de quiabo com uns farelinhos de carne seca ou de sol (são diferentes!), arroz de toucinho, arroz temperado com abóbora e ovo frito, tripa fritinha… Como gosto! E como e gosto, sempre.

Fonte: O Tempo

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

É uma vergonha: Boris Casoy é condenado do alto de sua vassoura

por Renato Rovai O jornalista Boris Casoy e...

Dizem que `num´pega, mas um dia ainda vão aprender que pega

Domingo passado, folheando revistas velhas, bati o olho numa...

‘A periferia morena, mulata, a amarela é credora do FMI’

Por: Vivian Oswald BRASÍLIA. Em menos de três anos,...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou e de onde vim.Tenho orgulho da mulher que me tornei.Aprendi desde muito cedo, a amar...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...
-+=