II Encontro Afro Latino

Por: Rosilda Oliveira

Com o objetivo de elaborar um plano que contemple políticas públicas de ações afirmativas para a igualdade racial, por meio de projetos e propostas de cooperação entre os países da América Latina e Caribe acontece o II Encontro Iberoamericano de Ministros da Cultura para uma Agenda Afrodescendente nas Américas com o tema “A Força da Diáspora Africana”.

 

O evento é promovido pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Cultural Palmares, acontecerá no período de 25 a 28 de maio, onde acontecerão Oficinas, mesas redondas, debates e shows. Nomes como o de Carlinhos Brown, Elza Soares, Mariene de Castro, Riachão, Papá Roncón (Equador), Bahia Trio (Colômbia),Dúo Así Son (Cuba), o ministro da cultura Juca Ferreira, o Presidente FCP – Zulu Araujo, a Ministra Paula Moreno Zapata (Colombia),Madiagne Diallo – Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), Sidney Bartley – Ministério da Cultura da Jamaica, Florentina Souza da UFBA, o cineasta Jéferson D, Marcia Sant’Anna do IPHAN dentre muitos outros nobres nomes compõem todo o evento.

A idéia central do II Encontro Afro-Latino de Salvador, que inspirou a Declaração de Cartagena de Índias, é a de que existem nos países das Américas, raízes históricas compartidas; que estas raízes estão presentes na herança africana e na experiência da diáspora.

O primeiro encontro foi considerado um marco na proposta de cooperação multilateral entre os países ibero-americanos, que elegeram a diversidade cultural como objetivo de um projeto de integração que deve ganhar contornos nessa segunda edição.

Estima-se que hoje América Latina e Caribe concentrem uma população de 150 milhões de afrodescendentes. A diáspora africana na região representa cerca de 30% da população total.

 

banner-internet02-493x600

Potenciar o patrimônio cultural e espiritual dos afrodescendentes é um dever dos Estados e uma oportunidade para alcançar sociedades mais justas e includentes, e por conseguinte mais ricas e orgulhosas de seu patrimônio cultural.

 

 

 

Fonte: Cultura Baiana

 

+ sobre o tema

Subsecretário-geral da ONU é recebido por Mãe Stella

O subsecretário-geral da ONU e diretor do Fundo de...

Beyoncé vai dirigir documentário sobre sua vida

A cantora pop Beyoncé está indo para trás das...

“Sou escritor de expressão angolana e não portuguesa”, diz Ondjaki

    Brasília – Convidado a participar de um seminário para...

para lembrar

Projeto Tankalé – IIº Encontro das Comunidades Quilombolas de Orocó – PE

Projeto leva à jovens quilombolas pernambucanos a oportunidade de...

9 mulheres negras que mudaram o mundo

Conheça aqui algumas dessas mulheres que ajudaram a tornar...

Sheron Menezzes anuncia que não é mais rainha de bateria da Portela

Sheron Menezzes anuncia que não é mais rainha de...
spot_imgspot_img

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...
-+=