Racismo afecta identificação com a dor física do outro

 

Os cérebros das pessoas racistas praticamente não reagem em face da dor física de pessoas de outras raças, justamente devido ao preconceito rácico.

 

É a conclusão de um estudo internacional, que envolveu investigadores das universidades italianas de Bolonha e de Roma e de um centro de investigação francês do CNRS e que foi publicado ontem na Current Biology.

“O cérebro das pessoas racistas tem dificuldade em identificar-se de forma espontânea com o sofrimento físico de indivíduos de outros grupos étnicos. A prova foi feita mostrando a pessoas imagens de agulhas espetadas em mãos de diversas cores”, escrevem os autores do estudo.

 

“Os indivíduos com fortes preconceitos raciais tendem a responder de forma fraca à dor das pessoas de outro grupo étnico, enquanto as pessoas com nível mínimo de preconceito racial tendem a reagir de forma semelhante à dor de pessoas do mesmo grupo étnico ou de outro”, explicou Alessio Avenanti, psicólogo da universidade de Bolonha e coordenador do estudo.

 

A investigação foi realizada com um grupo de 40 estudantes universitários, 20 dos quais italianos brancos e os outros 20 negros residentes em Itália. Os investigadores utilizaram um equipamento para visualização in vivo da actividade cerebral e observaram que áreas do cérebro eram activadas. A diferença de respostas tem um significado cultural associado.

 

 

Fonte: DN

+ sobre o tema

Ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas

Um estudo realizado pela Plano CDE sobre a Lei...

Arte para não morrer sem sonhos

A propósito dos 70 anos de Itamar Assumpção  Por  Maria...

Jovem negro sai para praticar fotografia e é perseguido como suspeito por moradores

Gabriel Souza trabalha como borracheiro e virou alvo de...

para lembrar

Empregadas domésticas e babás- Necessidade ou Status?

Sobre a imagem do casal com camiseta da seleção...

Justiça Militar absolve PM que pisou em pescoço de mulher negra em SP

A Justiça Militar de São Paulo absolveu nesta terça-feira...

7 frases que devemos parar de falar para acabar com o racismo

No Brasil, o racismo está presente desde o período...
spot_imgspot_img

Fifa apresenta pacote de medidas contra o racismo no esporte

A Federação Internacional de Futebol apresentou um pacote de medidas contra o racismo no esporte. O mundo do futebol está reunido em Bangkok, na Tailândia, onde...

Tragédia no Sul é ambiental, mas sobretudo política

Até onde a vista alcança, o Rio Grande do Sul é dor, destruição. E vontade de recomeçar. A tragédia socioclimática que engolfou o estado, além da...

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....
-+=