São Paulo sediará o II Ciclo Nacional de Conversas Negras, 2011.

Arísia Barros

Mais notícias sobre a realização do I Ciclo.

A cidade de Piracicaba, SP sediará nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2011, o I Ciclo Nacional de Conversas Negras: Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta”.
O anúncio foi feito na abertura do I Ciclo Nacional de Conversas Negras realizado em Maceió em 24 de agosto, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas,pela idealizadora do encontro e coordenadora do Projeto Raízes de Áfricas, Arísia Barros.
Ao formalizar o convite o representante da Câmara de Vereadores de Piracicaba ,jornalista Martim Vieira Ferreira,afirmou reconhecer o valor da iniciativa como também à necessidade de continuidade da ação. 
A Coordenadora Geral de Diversidade/SECAD/Ministério de Educação palestrante no I Ciclo, Leonor Franco de Araujo, compartilha com Ferreira a idéia de sustentabilidade, tendo como princípio a formação de uma comissão nacional a partir da ação de Maceió e complementa: “o convite da cidade de Piracicaba é reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado pelo Projeto Raízes de Áfricas, em Alagoas”.
Coordenadora Geral de Diversidade/SECAD , Leonor Araujo, ministrou palestra no I Ciclo sobre:” A importância da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro em Redenção – Ceará para construção das relações sócio-históricas do nordeste brasileiro com o continente africano”.
Segundo Arísia Barros:  Este convite da Câmara de Piracicaba é um sinal político importante que confirma a intenção de, a partir da formação de uma rede de instituições e pessoas verdadeiramente, atentas às necessidades específicas da população negra, ainda segregada, estabelecer espaços de consolidação de políticas públicas, dentre elas a implementação da Lei Federal nº 10.639/03 e otimizar ações do Estatuto da Igualdade Racial, recém aprovado pelo presidente da República. “

Sobre políticas afirmativas no município de Piracicaba/São Paulo

O município de Piracicaba é um importante pólo industrial de desenvolvimento industrial e agrícola estando situada em uma das regiões mais industrializadas e produtivas do estado de São Paulo.
Aliado ao desenvolvimento industrial o parlamento legislativo da cidade de Piracicaba busca estabelecer proposições que favoreçam a igualdade no desenvolvimento humano, da população local, estabelecendo políticas de ações afirmativas, a exemplo da reserva de 20% das vagas para afro descendentes no serviço público; 40% de participação da comunidade negra na publicação oficial; feriado municipal no dia 20 de novembro, em alusão ao líder negro Zumbi dos Palmares, além de outras iniciativas e programas sociais que evidenciam a comunidade negra piracicabana.
Segundo o jornalista Martim Vieira Ferreira:”A Câmara de Piracicaba investe nas perspectivas de propor políticas de inserção com o compromisso de subsidiar um bem estar social igualitário.

+ sobre o tema

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de...

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a...

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista),...

para lembrar

Primeiro médico indígena supera adversidades e se forma na UnB

A colação de grau da 85ª turma de medicina...

Enem 2022: começa prazo para pedir tratamento por nome social

Começa hoje o prazo para pedido de tratamento pelo...
spot_imgspot_img

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de energia, manejo ecologicamente correto na agricultura e prevenção à violência entre jovens nativos digitais. Essas...

Inscrições para ingresso de pessoas acima de 60 anos na UnB segue até 15 de maio; saiba como participar

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para Pessoas Idosas que desejam ingressar nos cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB) no período...
-+=