Fortaleza: Mês da Consciência Negra

Em novembro, Mês da Consciência Negra, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza comemorará a riqueza das manifestações culturais africanas, através de uma série de apresentações gratuitas de Tradição Cultural Afro-brasileira. As apresentações acontecerão sempre às sextas-feiras no CCBNB-Fortaleza e nas praças do BNB e José de Alencar. Todos os espetáculos têm classificação indicativa livre.
A Cia. Cordapés, com direção de Ênio Marques, apresentará o espetáculo “Tom e Raça”, na Praça do BNB, no dia 5, às 17 horas. Partindo da tese de que 70% das danças brasileiras são de origem ou têm influência africana, este espetáculo apresentará, através da dança e da música, a cultura afro-brasileira e a africana, com o objetivo de divulgar e difundir a história da cultura negra existente no país.
Nos dias 5 e 26, sempre às 18h30, no CCBNB-Fortaleza, o Centro Cultural Capoeira Água de Beber apresentará o “Espetáculo Quilombo”, com direção dos professores Virlenia e Mestre Ratto (Robério). Criado em 2003, o espetáculo é composto por vários quadros que retratam a captura de negros na África, a vinda para o Brasil em navios negreiros, a escravidão no país, o sofrimento nas senzalas e o trabalho forçado nos canaviais, bem como a formação dos quilombos, a luta pela liberdade e o nascimento da Capoeira.
Na sexta-feira seguinte, dia 12, às 17 horas, a Praça José de Alencar receberá o Projeto Quebra Mola, com direção do mestre Juninho Brasil. O Projeto Quebra Mola difunde a alegria, o entretenimento e a instrução profissionalizante das pessoas de baixa renda, levando auto-estima a comunidades carentes e provocando um novo olhar de conscientização no mundo.
No dia 19, às 17 horas, acontecerá a lavagem da entrada do CCBNB-Fortaleza e cortejo conduzido pela Mãe Taquinha, que desenvolve ações culturais afro-religiosas baseadas na Umbanda. Ela tem como meta o resgate dos elementos culturais negros, sobretudo a luta religiosa no Ceará, difundindo as matrizes africanas e afro-brasileiras. O cortejo acontecerá com entoação de cânticos pelo Grupo Cultural Mãe Taquinha e o Centro Espírita Um Dragão do Mar, além da lavagem simbólica da entrada do CCBNB-Fortaleza.
E no dia 26, às 17 horas, na Praça José de Alencar, o Instituto de Difusão da Cultura Afro-brasileira encenará o espetáculo “Afoxé Oxum Odolá”. Baseando-se na estética do encantamento, da beleza e da alegria, o espetáculo celebra a cultura negra. As principais características são as roupas nas cores do orixá do Pai de Santo guardião do afoxé, as cantigas em Yorubá e os instrumentos de percussão (atabaques, agogôs, agbês, afoxés e xequerês). O ritmo da dança na rua é o Ijexá, o mesmo dos terreiros, bem como a melodia entoada.

 

+ sobre o tema

BAHIA capacita agentes e operadores em seminários

  De olho no mercado turístico afro descendente,...

Exército de estátuas negras monta guarda em exposição africana em Londres

Um "exército" de estátuas negras de dois metros de...

Africano lança marca de roupas com identidade de seu país em Porto Alegre

Joel Cannile Hodonou tem 27 anos e quer comunicar...

para lembrar

Angola aumenta a presença de mulheres na sua representação nas Nações Unidas

O Ministério das Relações Exteriores vai colocar, em breve,...

EUA devolvem ao Egito sarcófago de 2.700 anos contrabandeado do país

Como parte dos esforços do país para recuperar uma...

Milhares de corinthianos vão a Itaquera, para proteger a arena Corinthians

  Com boatos de que manifestantes, entre os quais skinheads,...
spot_imgspot_img

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...
-+=