Barueri: Consciência Negra 2010

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, por intermédio da Assessoria de Combate ao Racismo do município e em parceria com a entidade Anid – Ação Negra de Integração e Desenvolvimento, realiza na Semana da Consciência Negra (20 de novembro) uma série de eventos comemorativos a uma data reflexiva para os assuntos ligados às questões de gênero e raça, diversidade, igualdade e ações afirmativas.

As ações terão início no dia 10 de novembro e segue até o dia 19, com dois cursos: o primeiro é a Oficina de Arte e Pinturas em Gesso (moldura e pintura afro), das 13 às 17 horas; e o segundo é a Oficina Afro-cultural Amarração (nós) em tecido, Percussão e Torso e Beleza Negra, das 16 às 20 horas. Ambas as oficinas são totalmente gratuitas e serão realizadas no Centro Cultural de Barueri, e as inscrições já estão abertas.

No dia 13 de novembro acontece uma caminhada em homenagem a Zumbi dos Palmares – a saída será na rotatória confluente das avenidas 26 de Março e Henriqueta Mendes Guerra, no Jardim Belval, próximo à Anid, com encerramento no bulevar central.

Já no dia 17, quarta-feira, às 19 horas, a Câmara Municipal de Barueri abre espaço para mais uma edição do ciclo de debates “Negro Retrato do Brasil”, ocasião em que será feita a entrega do diploma “Luis Gama” aos estudantes negros mais destacados nas escolas de Barueri.

A programação continua no dia 20, sábado (Dia da Consciência Negra), das 10 às 22 horas, com a mobilização cultural (música e poesia) que vai ferver a Concha Acústica de Barueri com as presenças já confirmadas do grupo Matéria Rima, DJ Hum e Negra Li.

E no mesmo dia, às 15 horas, acontece a Mobilização Cultural Gospel na praça do Jardim Paulista. E não para por aí – no dia 26, sexta-feira, às 19h30, o Teatro Municipal de Barueri recebe uma palestra com o cineasta Joel Zito Araújo, que exibirá o documentário “A negação do Brasil, o negro na telenovela brasileira”. A entrada é gratuita.

O encerramento acontece no dia 27, sábado, às 21 horas, com o já tradicional jantar dançante, onde diversas personalidades que contribuem com a causa da igualdade racial serão homenageadas com a entrega do Troféu Anid, além da apresentação imperdível da “Ala Show da Escola de Samba Pérola Negra” da badalada Vila Madalena (São Paulo). O evento será no Centro de Eventos de Barueri e os convites já estão à venda na Anid, convites antecipados a R$ 35, e na portaria R$ 50. Mais Informações pelo 4199-1600 e 4198-9647.

+ sobre o tema

para lembrar

Americanos esterilizados em programa de eugenia lutam por indenização do Estado

Programa para evitar que pobres e deficientes mentais...

Governo faz nova proposta para Quilombo Rio dos Macacos

Nassif, a proposta do governo é bem melhor do...

Beyoncé rompe parceria com o pai

Matthew Knowles não é mais o empresário da filha,...
spot_imgspot_img

Inéditos de Joel Rufino dos Santos trazem de volta a sua grandeza criativa

Quando faleceu, em 2015, Joel Rufino dos Santos deixou pelo menos dois romances inéditos, prontos para publicação. Historiador arguto e professor de grandes méritos, com...

Álbum de Lauryn Hill é considerado melhor da história em lista da Apple Music; veja ranking

Uma lista publicada pela Apple Music elegeu os 100 melhores álbuns de todos os tempos. Em primeiro lugar, a escolha foi para 'The Miseducation...

iAMO lança seu programa de residência artística audiovisual durante Festival de Cannes

O Instituto Audiovisual Mulheres de Odun (iAMO), presidido pela cineasta Viviane Ferreira, anuncia na sexta-feira, 17 de maio, o lançamento do seu Programa de...
-+=