Roberto Carlos é vítima de insultos racistas antes de partida na Rússia

Torcida do Zenit mostra banana para o veterano brasileiro do Anzhi

 

 

Além de ver o Anzhi perder por 2 a 0 para o Zenit, o lateral-esquerdo Roberto Carlos ainda foi obrigado a aturar insultos racistas por parte de torcedores da equipe de São Petersburgo, que mostraram uma banana para o brasileiro durante o aquecimento.

De acordo com a imprensa, o fato foi isolado e não houve outras manifestações parecidas. A Federação Russa de Futebol também não se manifestou sobre o caso.

– Não se pode julgar todos pela atitude errada de um ou outro. Existem pessoas doentes em todas as partes – disse Budun Budunov, presidente da Federação de Futebol do Daguestão, região onde fica localizado o Anzhi.

No entanto, o dirigente pediu que algo seja feito contra o Zenit, clube que já esteve envolvido em situações semelhantes. Em março de 2008, torcedores da equipe chamaram jogadores do Olympique de Marselha de macacos durante um confronto pela Copa da Uefa (atual Liga Europa). Na época, a entidade europeia cogitou eliminar o clube da competição, mas acabou aplicando apenas uma multa.

O holandês Dick Advocaat, que treinava o Zenit na época, afirmou que não pedia a contratação de atletas negros para não contrariar os fãs. No atual elenco comandado pelo italiano Luciano Spalletti, não existe nenhum atleta negro, embora o português Bruno Alves, ex-Porto, seja filho de Washington, ex-jogador do Flamengo de cor negra.

E também não foi a primeira vez que Roberto Carlos foi alvo de insultos racistas. Em 2005, quando defendia as cores do Real Madrid, o lateral Roberto Carlos foi hostilizado com gritos preconceituosos da torcida do La Coruña.

 

Fonte: GloboEsporte

+ sobre o tema

Ministro Carlos Alberto anuncia a ampliação da reserva de cotas para TST em 2013

  O ministro Carlos Alberto Reis de Paula foi eleito...

Racismo ambiental e emergência Climática: COP 27 como espaço de denúncia

O racismo ambiental é um tema urgente. Para Robert...

Walmyr Junior critica o Apartheid Carioca de Pezão

O professor, ativista social e morador da Maré Walmyr...

para lembrar

Com novas regras eleitorais, eleger pessoas negras será ainda mais difícil

Desde julho, nós do Instituto Marielle Franco e da...

Audiência Pública Denise Carreira

Senhora Denise Carreira, Relatora Nacional para o Direito Humano...

População alemã se engaja em movimentos contra o racismo no país

Ações são contra o preconceito contra muçulmanos e imigrantes...

Hamilton Borges Walê: “Somos profundamente racistas”

Carla Bittencourt A violência contra jovens negros na...
spot_imgspot_img

Fifa apresenta pacote de medidas contra o racismo no esporte

A Federação Internacional de Futebol apresentou um pacote de medidas contra o racismo no esporte. O mundo do futebol está reunido em Bangkok, na Tailândia, onde...

Tragédia no Sul é ambiental, mas sobretudo política

Até onde a vista alcança, o Rio Grande do Sul é dor, destruição. E vontade de recomeçar. A tragédia socioclimática que engolfou o estado, além da...

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....
-+=