Roberto Carlos é vítima de insultos racistas antes de partida na Rússia

Torcida do Zenit mostra banana para o veterano brasileiro do Anzhi

 

 

Além de ver o Anzhi perder por 2 a 0 para o Zenit, o lateral-esquerdo Roberto Carlos ainda foi obrigado a aturar insultos racistas por parte de torcedores da equipe de São Petersburgo, que mostraram uma banana para o brasileiro durante o aquecimento.

De acordo com a imprensa, o fato foi isolado e não houve outras manifestações parecidas. A Federação Russa de Futebol também não se manifestou sobre o caso.

– Não se pode julgar todos pela atitude errada de um ou outro. Existem pessoas doentes em todas as partes – disse Budun Budunov, presidente da Federação de Futebol do Daguestão, região onde fica localizado o Anzhi.

No entanto, o dirigente pediu que algo seja feito contra o Zenit, clube que já esteve envolvido em situações semelhantes. Em março de 2008, torcedores da equipe chamaram jogadores do Olympique de Marselha de macacos durante um confronto pela Copa da Uefa (atual Liga Europa). Na época, a entidade europeia cogitou eliminar o clube da competição, mas acabou aplicando apenas uma multa.

O holandês Dick Advocaat, que treinava o Zenit na época, afirmou que não pedia a contratação de atletas negros para não contrariar os fãs. No atual elenco comandado pelo italiano Luciano Spalletti, não existe nenhum atleta negro, embora o português Bruno Alves, ex-Porto, seja filho de Washington, ex-jogador do Flamengo de cor negra.

E também não foi a primeira vez que Roberto Carlos foi alvo de insultos racistas. Em 2005, quando defendia as cores do Real Madrid, o lateral Roberto Carlos foi hostilizado com gritos preconceituosos da torcida do La Coruña.

 

Fonte: GloboEsporte

+ sobre o tema

“Já chego dando calcinha e sutiã”

Folha de São Paulo -  Foto: Caiua Franco/TV Globo A atriz...

A ostentação negra incomoda

Ostentar significa “alarde, exibição vaidosa, vanglória”. Qualquer um pode...

para lembrar

Garis: Justiça condena Boris Casoy

A 8ª Câmara de Direito Privado de São Paulo...

Nonagésimo aniversário de Frantz Fanon – Os Condenados da Terra

FANON VIDA E OBRA Reflexões retiradas do artigo: FAUSTINO, D. M. ....

Rolezinhos migram do shopping para as praças em SP

  Longe dos shoppings, as reuniões perderam o...

‘Se saio desarrumado, acham que sou pedinte’, diz ator e roteirista Silvio Guindane

Diretor, roteirista e ator, Silvio Guindane vai interpretar um...
spot_imgspot_img

Número de crianças e adolescentes mortos pela polícia cresce 58% sob governo Tarcísio, apontam dados da SSP

O número de crianças e adolescentes mortos pela polícia aumentou 58% entre 2022 e 2023 — primeiro ano do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) —,...

A ‘inteligência artificial’ e o racismo

Usar o que se convencionou chamar de "inteligência artificial" (pois não é inteligente) para realizar tarefas diárias é cada vez mais comum. Existem ferramentas que, em...

Funcionária de academia será indenizada por racismo: “cabelo de defunto”

Uma funcionária de uma academia em Juiz de Fora (MG), na Zona da Mata, será indenizada em R$ 15 mil por sofrer racismo. De...
-+=