Policial francês acusado de racismo contra jornalista

 

Florice Houngbo

 

Um policial da segurança de Paris, na França, é acusado pela Associação dos Jornalistas de TV de racismo contra a repórter Florice Houngbo, da emissora TF1, informa o site do jornal Le Monde.

Ele teria insultado a jornalista, enquanto esta cobria a execução de uma ação para reintegração da posse de um prédio no centro de Paris, na última quarta-feira (4).

A repórter identificou-se como jornalista ao oficial, e pediu para acessar o local. O oficial, cujo nome não é divulgado, negou-lhe o acesso, apesar de outros jornalistas conseguirem passar. Ele perguntou em que emissora ela trabalhava, a que ela respondeu que seria na “TF1”.

“Oh, bem, desde quando eles trabalham com os negros?” perguntou-lhe o policial. Ela não reagiu, continuou seu trabalho e depois informou ao seu chefe na emissora.

A atitude do policial foi condenada por representantes da Associação e da emissora que pediu ao ministro do Interior, Claude Guant, a abertura de um inquérito para investigação e o afastamento do policial.

Contatados pela agência Associatde rance Presse (AFP), a secretaria responsável por gerir a policia na capital francesa, afirmou que não foi iniciada uma investigação, mas caso comprovado o envolvimento de um de seus policias, “vão tirar a limpo todas as conseqüências”.

 

Fonte: Portal Imprensa

+ sobre o tema

para lembrar

Campanha nacional de combate ao racismo é lançada

A Contracs e diversas entidades se uniram à CUT...

Europa e Xenofobia, um gigante engolindo o próprio rabo

Por: Allan Robert P. J.   A Europa...
spot_imgspot_img

Fifa apresenta pacote de medidas contra o racismo no esporte

A Federação Internacional de Futebol apresentou um pacote de medidas contra o racismo no esporte. O mundo do futebol está reunido em Bangkok, na Tailândia, onde...

Tragédia no Sul é ambiental, mas sobretudo política

Até onde a vista alcança, o Rio Grande do Sul é dor, destruição. E vontade de recomeçar. A tragédia socioclimática que engolfou o estado, além da...

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....
-+=