Campanha nacional de combate ao racismo é lançada

A Contracs e diversas entidades se uniram à CUT na criação e lançamento da campanha “Basta de Racismo”

Escrito por: Lauany Rosa/ Contracs

No fim da tarde desta terça-feira (29), a CUT nacional lançou durante a 14ª Plenária Nacional a campanha nacional de combate ao racismo. Com o tema “Basta de racismo no trabalho e na vida”, a campanha foi lançada em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs), a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Confederação Nacional de Trabalhadores na Saúde (CNTS), a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados Serviços de Seguranças e Similares (Fenadados), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

A campanha nacional de combate ao racismo tem como objetivo superar todas as formas de preconceitos e discriminação étnico-raciais, eliminar as desigualdades entre negros e brancos e promover uma sociedade mais justa para todos. O material base da campanha entregue a todos os dirigentes e presentes era composto por um jornal explicativo da campanha e ações do ramo e estado, um livro de políticas de igualdade racial e combate À discriminação, cartaz, folder e bolsa com o slogan Basta de Racismo.

Durante o lançamento da campanha, a secretária de combate ao racismo da CUT nacional, Maria Júlia Reis Nogueira afirmou que o racismo é fruto da história do Brasil e por esse motivo, as campanhas de combate à discriminação se fazem necessárias de forma permanente nas centrais e em todas as entidades. “A campanha Basta de Racismo deve ser feita diariamente em todos os estados e ramos. Ninguém pode ser discriminado por sua cor, crença, formação ou opinião. É preciso denunciar para que haja o fortalecimento da luta antirracista e para que os direitos humanos sejam garantidos”.

Segundo Maria Júlia, o maior problema não é participação de negros e negros na CUT e nas entidades a ela ligadas, mas a participação e ampliação de espaços em todos os segmentos da sociedade. “Precisamos fazer com que o combate ao racismo e a inclusão de companheiros negros e negras nos mais diversos cargos e ramos, não seja apenas uma política da direção e dos militantes, mas sim, uma política efetiva da classe trabalhadora”.

Para a secretária de política de promoção para igualdade racial da Contracs, Regina Teodoro, a campanha de combate ao racismo é uma ferramenta importantíssima para que os trabalhadores tenham consciência de que o preconceito ainda existe no ambiente de trabalho. “Convivemos com o racismo camuflado, no qual o trabalhador se omite em denunciar. Temos que incentivar todos os trabalhadores e trabalhadoras dos mais diversos ramos a denunciar essas opressões junto a CUT, a Contracs e as demais entidades”.

Segundo Regina Teodoro, os trabalhadores negros e negras precisam levantar a cabeça diante dos agressores e não se devem deixar oprimir. “Precisamos buscar uma sociedade mais justa e igualitária. Temos o direito de estar em igualdade nas relações de trabalho e não podemos deixar que nos discriminem”.

 

 

Fonte:  Contracs

+ sobre o tema

Imigrantes enfrentam polícia em ato contra racismo na Itália

Após ataque de gangue de jovens brancos a agricultores,...

WEB registra cerca de 100 mil casos de racismo em uma década

As redes sociais se transformaram em populares comunidades virtuais,...

MÉXICO: PARTIDO EXPULSA DEPUTADO ACUSADO DE RACISMO

  A Comissão Política do Partido da Revolução...

para lembrar

Morte de nigeriano agredido na rua na Itália causa revolta e chega a debate eleitoral

O assassinato de um vendedor ambulante nigeriano na última...

Grupo francês divulga medidor de violações aos Direitos Humanos no Brasil

O coletivo Coalizão Solidariedade Brasil, sediado na França, divulgou neste...

Seu Jorge é hostilizado e sofre ataques racistas em show em Porto Alegre

O cantor Seu Jorge foi hostilizado e sofreu ataques racistas da...

Professora chamada de ‘macaca’ em escola de SP critica descaso

A professora Ana Koteban, 41, que trabalha na rede...
spot_imgspot_img

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...
-+=