Campanha nacional de combate ao racismo é lançada

A Contracs e diversas entidades se uniram à CUT na criação e lançamento da campanha “Basta de Racismo”

Escrito por: Lauany Rosa/ Contracs

No fim da tarde desta terça-feira (29), a CUT nacional lançou durante a 14ª Plenária Nacional a campanha nacional de combate ao racismo. Com o tema “Basta de racismo no trabalho e na vida”, a campanha foi lançada em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs), a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Confederação Nacional de Trabalhadores na Saúde (CNTS), a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados Serviços de Seguranças e Similares (Fenadados), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

A campanha nacional de combate ao racismo tem como objetivo superar todas as formas de preconceitos e discriminação étnico-raciais, eliminar as desigualdades entre negros e brancos e promover uma sociedade mais justa para todos. O material base da campanha entregue a todos os dirigentes e presentes era composto por um jornal explicativo da campanha e ações do ramo e estado, um livro de políticas de igualdade racial e combate À discriminação, cartaz, folder e bolsa com o slogan Basta de Racismo.

Durante o lançamento da campanha, a secretária de combate ao racismo da CUT nacional, Maria Júlia Reis Nogueira afirmou que o racismo é fruto da história do Brasil e por esse motivo, as campanhas de combate à discriminação se fazem necessárias de forma permanente nas centrais e em todas as entidades. “A campanha Basta de Racismo deve ser feita diariamente em todos os estados e ramos. Ninguém pode ser discriminado por sua cor, crença, formação ou opinião. É preciso denunciar para que haja o fortalecimento da luta antirracista e para que os direitos humanos sejam garantidos”.

Segundo Maria Júlia, o maior problema não é participação de negros e negros na CUT e nas entidades a ela ligadas, mas a participação e ampliação de espaços em todos os segmentos da sociedade. “Precisamos fazer com que o combate ao racismo e a inclusão de companheiros negros e negras nos mais diversos cargos e ramos, não seja apenas uma política da direção e dos militantes, mas sim, uma política efetiva da classe trabalhadora”.

Para a secretária de política de promoção para igualdade racial da Contracs, Regina Teodoro, a campanha de combate ao racismo é uma ferramenta importantíssima para que os trabalhadores tenham consciência de que o preconceito ainda existe no ambiente de trabalho. “Convivemos com o racismo camuflado, no qual o trabalhador se omite em denunciar. Temos que incentivar todos os trabalhadores e trabalhadoras dos mais diversos ramos a denunciar essas opressões junto a CUT, a Contracs e as demais entidades”.

Segundo Regina Teodoro, os trabalhadores negros e negras precisam levantar a cabeça diante dos agressores e não se devem deixar oprimir. “Precisamos buscar uma sociedade mais justa e igualitária. Temos o direito de estar em igualdade nas relações de trabalho e não podemos deixar que nos discriminem”.

 

 

Fonte:  Contracs

+ sobre o tema

FKA twigs fala abertamente sobre o racismo na internet

FKA twigs se abriu sobre as pressões e stress...

Rafaela Silva: O macaco que tinha que estar na jaula hoje é campeão

Após conquistar a primeira medalha de ouro para o...

Sabrina Nonata, filha de Camila Pitanga em Babilônia, conta que sofreu preconceito

Uma cena linda encantou o público recentemente em Babilônia....

‘Eu e meu filho estamos marcados para morrer’, diz advogado negro espancado por policiais após ato

Nunca antes tantos fatos envolvendo violência policial ganharam repercussão...

para lembrar

Péricles diz que sucesso na música trouxe respeito a ele: ‘Homem negro e gordo’

O cantor Péricles está ativo na música desde os...

Michelle Obama e irmão relembram dia em que ele foi acusado de roubar a própria bicicleta

O racismo e brutalidade policial sofrido pela família de...

Candidato a prefeito de SP, Orlando Silva presta queixa por racismo

O candidato do PCdoB à prefeitura de São Paulo,...

Procedimento vai investigar ações de combate ao racismo por empresas privadas de vigilância do Acre

O Ministério Público Federal (MPF-AC) instaurou um procedimento administrativo...
spot_imgspot_img

Luísa Sonza fecha acordo por fim de processo por racismo contra advogada

A cantora Luísa Sonza fechou um acordo com a advogada Isabel Macedo para encerrar o processo em que era acusada de racismo. O trato...

Camilo Cristófaro é cassado por falas racistas e perde mandato de vereador em SP

Após 503 dias, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta terça (19) a cassação do mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante) por quebra de decoro...

Cristófaro é o 4º vereador cassado em SP desde a redemocratização

Acusado de racismo, o advogado Camilo Cristófaro, 62, (Avante) se tornou o quarto vereador de São Paulo cassado desde a redemocratização do país. A lista não...
-+=