Imigrantes enfrentam polícia em ato contra racismo na Itália

Após ataque de gangue de jovens brancos a agricultores, africanos queimam carros e vitrines na Calábria

 

ROMA – Um protesto de imigrantes na Calábria, sul da Itália, deixou carros queimados e vitrines de lojas quebradas na noite de quinta-feira, 8. Os manifestantes protestaram contra um ataque a um grupo de agricultores africanos por uma gangue de jovens brancos. Houve confronto com a polícia e há dezenas de feridos.

Imagens de televisão mostraram um grupo de imigrantes destruindo carros com barras de ferros e pedras e erguendo barricadas. De acordo com a polícia, um dos veículos foi atacado com passageiros dentro.

Os imigrantes gritavam “Não somos animais” e carregavam faixas nas quais acusavam os italianos de racismo.

O governador da Calábria admitiu que a ação dos imigrantes aconteceu devido a uma ‘forte provocação’, mas classificou a violência de injustificável.

Ao menos 1,5 mil trabalhadores vindos da África colhem frutas e vegetais nas fazendas da região. Eles vivem em fábricas abandonadas sem água e eletricidade. De acordo com algumas organizações de direitos humanos, eles são explorados pelo crime organizado.

O governo do premiê Silvio Berlusconi adotou uma linha dura contra a imigração ilegal. Muitos barcos que tentam atravessar o Mediterrâneo vindos do norte da África são obrigados a dar meia volta.

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

para lembrar

Desafios da liberdade de expressão

No ano de 2018, a Declaração Universal dos Direitos...

Ator Jonathan Azevedo leva cem crianças para sessão de ‘Pantera Negra’

#BOAAÇÃO - O ator Jonathan Azevedo levou cem jovens...

Estudantes acusam ex-diretora da Unifesp de racismo

Sete alunos foram convocados para depor na Polícia Federal,...

“E você ainda acha que o racismo se esconde?”

Por Thiago Anse do Observatório da Favela No Rio de...
spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=