Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral violentam meninas entre as quatro paredes da segurança do lar. Como lidar com essa situação? Quais são as alternativas de enfrentamento? Como resguardar meninas da violência sexual dentro de casa?

Por: Arísia Barros

Como lidar com o racismo social que invade a auto-estima das meninas?

Essas e outras questões serão debatidas na palestra “O impacto do racismo e da violência sexual na construção identitária das meninas”, parte integrante do Ìgbà- III Seminário Afro-alagoano, uma ação conjunta envolvendo vários segmentos da sociedade, será realizado no 25 de maio , Dia da Libertação da África,no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.

O seminário, conta com a presença da entidade das Nações Unidas e tem por objetivo potencializar espaços de discussão e construção do conhecimento acerca dos objetivos de igualdade para atender as necessidades e demandas das mulheres e meninas do mundo inteiro.

Ana Carolina Querino, Coordenadora de Direitos Econômicos da ONU Mulheres, estará em Alagoas participando do “Ígbà- III Seminário Afro-Alagoano: “A ONU Mulheres e a Equidade de Gênero” e promoverá o lançamento da coletânea audiovisual “Mulheres no Cone Sul”.

O Ígbà-III Seminário Afro-Alagoano realização do Projeto Raízes de Áfricas conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e da Polícia Civil do estado de Alagoas.

Ana Carolina Querino terá, também, como missão em Alagoas reunir-se com lideranças empresariais, visando à divulgação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, propostos pelo UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) e pelo Pacto Global das Nações Unidas.

No dia 25 de maio, as atividades começam às 8h e terminam às 16h.

Estão programados a exibição e lançamento da coletânea audiovisual “Mulheres no Cone Sul”, seguidos de debates, mesas-redondas.

As inscrições estão abertas para os diversos segmentos sociais como quilombolas, professore@, universitários, acadêmicos, organizações não-governamentais, representantes de outras corporações.

Serão entregues certificados com carga horária de 10 horas, aos participantes.

A inscrição é grátis e para solicitá-la é preciso escrever para o e-mail [email protected].

Serviço: Ígbà- III Seminário Afro-Alagoano

Data: 25 de maio

Horário: 08 às 16 horas.

Local: Federação das Indústrias do Estado de Alagoas

Avenida Fernandes Lima, 385 Casa da Indústria,

Informações: (82) 8827-3656

 

 

Fonte: CadaMinuto

+ sobre o tema

A violência sexual precisa ser contextualizada

Na última terça-feira, fui convidada para uma exibição gratuita...

Simone Biles volta a competir e conquista bronze na trave sob aplausos

Simone Biles enfim voltou a competir nas Olimpíadas de Tóquio, na final...

Não há saída da pandemia sem olhar para todos, diz Jurema Werneck

Nesta quinta-feira (14), a ONG de luta pelos direitos...

Judith Butler: Quem são os eleitores de Trump?

Quem são essas pessoas que votaram em Trump, mas...

para lembrar

Raquel Dodge denuncia ministro do TSE Admar Gonzaga por agressão à mulher

Procuradora acusa magistrado por 'lesão corporal resultante de violência...

Boletim da Ouvidoria – 6ª Edição

Ouvidoria da SPM lança a 6º edição de seu...

Texas: governador compara homossexualidade com o alcoolismo

O governador do Texas, Rick Perry, que foi candidato...
spot_imgspot_img

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...
-+=