Fashion Week: Protesto por mais modelos negros na passarela

Enviado por / FonteDo

Com faixas e um megafone, cerca de 25 integrantes da ONG Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) realizaram um protesto na entrada da São Paulo Fashion Week, que começou nesta segunda-feira, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. O grupo reivindica a presença de 20% de modelos negras em desfiles do principal evento de moda da América Latina. “Ô Fashion Week, leia os jornais, o povo negro é metade e muito mais”, gritavam os manifestantes.

De acordo com o diretor executivo da Educafro, frei Davi dos Santos, a entidade tentou contato com a organização da SPFW há cerca de três meses para discutir a cota que, segundo ele, atualmente é de 10% de modelos negras. No entanto, Santos garantiu que não foram atendidos.

“Essa é a terceira vez que realizamos esse tipo de manifestação. Na primeira vez, há 4 anos, conseguimos que a cota saísse do zero para 10% o número de modelos negras desfilando, mas aí descobrimos que a SPFW nos enganou ao contratar uma modelo negra que atuava no exterior. Ele fez vários desfiles e cumpriu a cota e, com isso, o Ministério Público não abriu processo contra a diretoria do evento. Nós queremos que a SPFW represente também um País que tem negros e índios”, afirmou o diretor.

Frei Davi se esquivou de responder o motivo de o protesto não ter sido feito na última edição, em janeiro, durante a temporada inverno da SPFW, mas afirmou que a ONG fará novos protestos a partir desta segunda-feira. “Queremos voltar no dia do desfile da modelo mais paga”, disse ele, sem citar nomes.

O diretor da Educafro garantiu que a entidade vai brigar na Justiça para aumentar o número de modelos negras em desfiles e que, em julho, será realizada uma reunião para avaliar o que ele chamou de “descaso” da SPFW sobre a questão.

A assessoria do evento foi procurada por telefone para falar sobre o assunto, mas as ligações não foram atendidas.

 

+ sobre o tema

Orun em festa, mãe Beata chegou. Odô, Ya!

Mãe Beata Presente! Desmistificando o terreiro com a Yalorixá Mãe...

Bob Marley das quadras, alemão de ‘dreads’ avança no Aberto da Austrália

Com dupla cidadania (jamaicana e alemã), Dustin Brown, número...

‘Mona Lisa africana’ é vendida por mais de R$ 5 milhões, em Londres

A obra apelidada de "Mona Lisa africana", que se...

para lembrar

Zimbabwe comemora hoje 32 anos de independência

Luanda - A República do Zimbabwe comemora hoje, 18...

Mazza Edições, 34 anos! Viva!

A história da editora dedicada a questões raciais e de...

Dicas de beleza para negras com dermatologista da clínica de Pitanguy. Vem!

Inspirado no sucesso de Lupita Nyong’o, eleita a mulher...

Cantor cubano Francisco Fellove morre aos 89 anos

  O cantor de origem cubana Francisco Fellove, contemporâneo de...
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=