Royal Black a Osklen homenageia a cultura negra no São Paulo Fashion Week

Inspirado na cultura afro-brasileira, Oskar Metsavaht, estilista da Osklen, buscou um casting 100% negro para o desfile verão 2011/12 no São Paulo Fashion Week, mas não conseguiu. “Queria só modelos negros por questão estética.

Ficaria lindo na passarela”, afirmou Oskar Metsavaht, em entrevista para a Agência Estado. Porém, apenas 30% dos modelos que desfilaram para a marca, nesta quarta, dia 15, eram negros.

“Não encontrei número suficiente de negros com o perfil da Osklen. Este não foi um desfile panfletário e muito menos de protesto”, complementou Oskar. O motivo, segundo ele, foi uma alusão ao tema da coleção, “Royal Black” (conheça mais a seguir), o que se tornou então uma homenagem.

A declaração sobre a dificuldade para encontrar modelos negros causou nova polêmica e reacendeu uma discussão: deve ou não haver cotas para negros também nas passarelas?

“Antes eu era contra. Porque não acho que isso devia ser imposto. Mas mudei de ideia. Hoje, depois de acompanhar melhor a questão, sou a favor das cotas. Inclusive na moda. Se para trabalhar pela inclusão e pelo fim da discriminação, é necessário que a cota seja imposta, então que haja cotas”, declarou o estilista ao colunista João Alberto, do Diário de Pernambuco.

No dia 13, a ONG Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes) havia protestado no evento. Em 2009, o SPFW assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que exigia 10% de modelos negros no casting do evento. Como o documento venceu em maio deste ano, eles pedem a renovação com o aumento do percentual para 20%.

A Casa de Criadores verão 2011/12, que ocorreu recentemente, buscou promover uma maior inclusão dos afrodescendentes na moda. Devido 2011 ser o “Ano Internacional para Afrodescendentes”, os desfiles foram realizados no Museu Afro Brasil.

Fazendo homenagem à estética da cultura negra no Brasil, Osklen traz o tema Royal Black (Realeza Negra) para seu verão 2011/12. A marca se inspirou em registros fotográficos de trabalhadores e pescadores que Pierre Verger fez na Bahia.

Na coleção, predomínio das cores cru, branco, dourado, azul, vermelho, preto, verde e roxo, além de estampas de gráficos coloridos e em preto e branco. Entre os detalhes, bordados com paetês. Foram priorizados materiais naturais, como couro vegetal, seda com PET, tricô de ráfia, linho e algodão.

tl_osklen4tl_osklen5tl_osklen6tl_osklen7tl_osklen8

+ sobre o tema

Filhas de Obama se vacinam contra gripe A

Washington, 27 out (EFE).- As filhas do presidente dos...

Golpe contra quem?

O Brasil passa por um momento político peculiar, polarizado...

Lima Barreto

Afonso Henriques de Lima Barreto,  (Rio de Janeiro, 13 de...

Maybelline escolhe a beleza negra de Herieth Paul como seu novo rosto

Maybelline escolhe a beleza negra de Herieth Paul como...

para lembrar

Levante de Soweto: no dia 16 de junho de 1976, dez mil estudantes tomam as ruas

Após violenta repressão da polícia, protesto contra apartheid terminou...

BID abre vagas para o Programa Jovens Profissionais – 2011

Iniciativa busca profissionais para atuar na sede do BID,...

Campeonato Hip Hop DJ @ Galeria Olido – São Paulo

O evento tem o objetivo de retribuir a contribuição...

França baseia nova política africana na aplicação de regras democráticas

O Presidente francês, François Hollande, declarou em Paris...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...
-+=