São Carlos: Prefeitura promove debate contra o machismo, racismo e homofobia

O prefeito Oswaldo Barba participou na última segunda-feira (20) do debate sobre políticas públicas por uma São Carlos sem machismo, racismo e homofobia. O evento, que aconteceu no Paço Municipal, foi prestigiado pela secretária de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes e a Secretária Geral e Estadual do PT, Silvana Donatti, além de diversas pessoas da cidade.

Segundo o prefeito, os eventos que discutem a temática, estimulando o fim do preconceito de modo geral são muito importantes para a conscientização. “Contamos com o apoio da população nessas discussões. Tenho certeza que a Parada do Orgulho LGBT deste ano também será um sucesso”, destacou o prefeito.

Os responsáveis pelo debate foram: Alexandre Sanches (Presidente da ONG Visibilidade LGBT e do Conselho Municipal da Diversidade Sexual de São Carlos), Raquel Auxiliadora (Chefe da Divisão de Políticas para as Mulheres de São Carlos) e José Ricardo Marques dos Santos (Chefe da Divisão de Promoção de Políticas da Igualdade Racial de São Carlos). A mediação foi feita pela vice-presidente da ONG Visibilidade LGBT, Phamela Godoy.

De acordo com a Secretária Geral e Estadual do PT, Silvana Donatti, São Carlos é referência no que diz respeito às políticas que visam a liberdade de expressão. “Vale destacar que são poucas as cidades no estado que possuem uma divisão específica e políticas públicas voltadas à violência contra a mulher, racismo e LGBT”, ressaltou.

O presidente da ONG Visibilidade LGBT e do Conselho Municipal da Diversidade Sexual de São Carlos, Alexandre Sanches, destacou a importância de desenvolver o mês da diversidade, com eventos, debates e filmes sobre a homofobia e o preconceito. “Vimos a importância de preparar a cidade para a Parada, depois da experiência da primeira parada do orgulho LGBT”, observou. Este ano a previsão da 3ª Parada Gay é de um público de cerca de 40 mil pessoas.

A ONG Visibilidade realiza constantes reuniões temáticas com o objetivo de capacitar os integrantes em uma militância, bem como realizar o acolhimento da população, segundo Sanches.

Mês da Diversidade

No próximo dia 30, às 19h, o CineClub exibirá o filme “Madame Satã”, no Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira, localizado na Rua Dona Alexandrina (esquina com a Rua 13 de Maio), nº 884, centro. Após a exibição ocorrerá um debate sobre a temática do filme com Phamela Godoy.

Com base na sinopse do filme, o enredo se passa no bairro da Lapa, onde vive encarcerado na prisão João Francisco (Lázaro Ramos), artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita (Marcélia Cartaxo), prostituta e sua “esposa”; Firmina, a filha de Laurita; Tabu (Flávio Bauraqui), seu cúmplice; Renatinho (Felippe Marques), seu amante e também traidor; e ainda Amador (Emiliano Queiroz), dono do bar Danúbio Azul. É neste ambiente que João Francisco irá se transformar no mito Madame Satã.

Palestra

No dia 1º de julho, às 19h30, será realizada a palestra “O combate à homofobia e os desafios do movimento LGBT no Brasil”, com Julian Rodrigues (militante do Grupo Corsa de São Paulo e membro do Conselho Nacional LGBT). A discussão acontecerá no auditório do Centro Público de Economia Solidária, Rua José Bonifácio, nº 885, centro.

Já a 3ª Parada do Orgulho LGBT de São Carlos acontecerá no dia 03 de Julho, a partir das 14h, na avenida São Carlos e terá como tema “Por uma São Carlos sem Machismo, Racismo e Homofobia”.

Fonte: Prefeitura de São Carlos

+ sobre o tema

Como o machismo atrapalha a carreira das mulheres diretoras em Hollywood

O novo documentário de Amy Adrion, 'Half the Picture'...

Laudelina de Campos Melo entra para livro de heroínas da pátria

Precursora na luta por direitos das trabalhadoras domésticas, Laudelina...

Esmalte que detecta Boa noite Cinderela vira polêmica

A criação de um novo tipo de esmalte que muda de...

para lembrar

Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher relembra manifestação histórica

Data foi instituída em 1980; desde então, brasileiras têm...

Vítima de estupro coletivo cometeu suicídio após ser humilhada no WhatsApp

Uma indiana de 40 anos cometeu suicídio em janeiro...

Mulheres que viajam sozinhas são mais autoconfiantes

Se você viaja sozinha já deve ter ouvido outras...

Taís Araújo participa de evento sobre diversidade em Sorocaba

A atriz Taís Araújo estará em Sorocaba no 1º...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=