Encontro em Curitiba discute sobre comunidades quilombolas

CURITIBA – Os representantes das comunidades quilombolas do Paraná estão reunidos em Curitiba para a elaboração de um plano de trabalho sobre as principais demandas dessas populações. Segundo a diretora de Programas da Secretaria de Políticas de Comunidades Tradicionais da (Seppir), Silvany Euclênio Silva, o principal desafio é a questão da titulação das terras.

“O trabalho com estas comunidades começou a ser feito há cerca de 15 anos e tem avançado, mas ainda há muito por fazer. O Brasil é muito mais quilombola do que imaginamos”, disse a representante do governo ao falar da situação das 4 mil comunidades identificadas em todo o território brasileiro. Desse total, 1,6 mil são certificadas pela Fundação Cultural Palmares, instituição vinculada ao Ministério da Cultura que tem a finalidade de promover e preservar a cultura afro-brasileira.

O Paraná abriga 36 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares, localizadas, em sua maioria, no Vale da Ribeira. A população total é de cerca de 5 mil habitantes. As principais demandas levantadas envolverão medidas que deverão ser adotadas em conjunto pelos governos federal, estadual, municipal e os quilombolas.

O plano paranaense será elaborado com base nos quatro eixos principais do Programa Brasil Quilombola: Acesso à Terra, ou seja, infraestrutura e qualidade de vida, inclusão produtiva e desenvolvimento local, direitos e cidadania.

Silvany Euclênio Silva adiantou que nos próximos dias a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, estará no Paraná para assinar com o governador Beto Richa um termo de cooperação que possibilitará a execução do plano que está sendo elaborado. O assunto está sendo discutido no lº Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas do Paraná e no Seminário Integrado do Programa Brasil Quilombola (PBQ), que ocorre em Curitiba até a próxima quarta-feira (6).

 

 

Fonte: DCI

+ sobre o tema

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a...

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista),...

CNU: governo decide adiar ‘Enem dos Concursos’ em todo país por causa de chuvas no RS

O governo federal decidiu adiar a realização das provas...

para lembrar

Bolsista do ProUni convida Lula para festa de formatura

A estudante de jornalismo Rita Correa Garrido, de 26...

Concedida anistia post-mortem ao educador Paulo Freire

Diante de 15 mil pessoas, entre elas 2 mil...
spot_imgspot_img

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de energia, manejo ecologicamente correto na agricultura e prevenção à violência entre jovens nativos digitais. Essas...

Inscrições para ingresso de pessoas acima de 60 anos na UnB segue até 15 de maio; saiba como participar

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para Pessoas Idosas que desejam ingressar nos cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB) no período...

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a educação, formação, apoio a juventude e esportes, está com inscrições abertas para a edição 2024/25...
-+=