Resgate histórico marca inauguração da Casa da Cultura

Saudosismo e emoção marcaram a inauguração da Casa da Cultura, na última quinta-feira (7). O espaço, chamado de Casa da Cultura Ribeirinha Dr. Jerônymo Monteiro Lopes, homenageia um dos primeiros médicos negros do Estado de São Paulo, que morou em Registro, entre 1930 e 1965. O evento, realizado pela Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, foi conduzido pelo diretor, Fábio Tognin e Alexandre Ribeiro, cerimonialista no evento.

A Casa recebeu a visitação de muitas pessoas da cidade e dos integrantes dos grupos que faziam parte da programação; Banda Municipal, Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, Quilombolas do Peroupava e Eldorado, Centro de Cultura OPARÁ, Associação dos Negros de Registro (ANR), os grupos Batucajé e de Sarau e Poesia.

Também prestigiaram a inauguração, o deputado Simão Pedro, o assessor da deputada estadual, Telma de Souza, Vinicius Vieira Dias da Cruz, diretores de departamentos da Prefeitura, Fernando Barbosa do Grupo de Teatro Caixa Preta, o artista plástico Yutaka Toyota, que recentemente esteve no gabinete e presenteou a prefeita Sandra com uma de suas obras.

Participou ainda, o presidente do Bunkyo, Kuniei Kaneko, a presidente da Associação dos Negros de Registro, Sandra Regina, que homenageou a prefeita com a entrega de uma placa de agradecimento. “Estamos felizes com a oportunidade de participar desse evento e parabenizo a prefeita Sandra Kennedy pela manifestação cultural de ter escolhido um negro para dar o nome da casa da cultura”, disse.

Em sua fala, a prefeita Sandra Kennedy Viana, com a voz embargada e emocionada apresentou no palco do evento os Quilombolas de Eldorado (Sapatú) que fez apresentação de dança típica da cidade, chamada de “nhámaruca”, que tem mais de 300 anos de história. “Particularmente, é um momento especial estar com essas pessoas, que hoje tem sua dignidade recuperada. Antes, elas tinham vergonha de ser negras, e hoje, estão representando toda a comunidade quilombola do Vale do Ribeira e mostram que a nossa cultura é alegria e tradição”, declarou. “Agradeço a presença do deputado Simão Pedro que nos acompanhou de perto nessa luta”, completa. Em sua fala, a prefeita também fez menção e agradeceu a presença de todos os grupos e culturas; japonesa, caiçara, quilombola, entre outras.

O deputado Simão Pedro que articulou a verba de R$ 125 mil para viabilizar a reforma da Casa da Cultura, em seu discurso elogiou a gestão da chefe do Executivo municipal e enalteceu a iniciativa do evento. “Parabéns pela ideia de transformar um consultório em Casa de Cultura. Essa criatividade mostra a capacidade de gestão da atual administração, é por isso que em Registro as coisas acontecem”, enfatizou. O deputado também reconheceu o intenso trabalho e esforço de Fábio Tognim e toda sua equipe, que trabalham muito bem em todos os seus projetos. “O que está acontecendo aqui é valorização de cultural, pois há resgate de cultura e história que merece ser valorizada”, finalizou.

Fonte: Diário de Iguape

+ sobre o tema

Por uma desracialização de fato! Entrevista com Carlos Moore

O principal objetivo de "Racismo e Sociedade", novo...

A história de um outro Luiz, também filho do Brasil

Por: Camila Martins Olhos que vivenciaram a tortura...

Festival Afro Brasileiro começa com manifestações culturais

  Começou no último sábado (13), a segunda edição do...

para lembrar

The lack of black faces in the crowds shows Brazil is no true rainbow nation

The World Cup was supposed to show Brazil's cultural...

Maíra Freitas, filha de Martinho da Vila, estreia como cantora aos 24 anos

  Maíra Freitas nasceu e cresceu na casa de um...

50 Cent anuncia esforços para ajudar africanos

50 Cent está planejando usar parte de sua fortuna...

Serena Williams

Serena Jameka Ross Evelyn Williams (Saginaw, Michigan, 26 de setembro de 1981) é uma tenista norte-americana....
spot_imgspot_img

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...
-+=