Resgate histórico marca inauguração da Casa da Cultura

Saudosismo e emoção marcaram a inauguração da Casa da Cultura, na última quinta-feira (7). O espaço, chamado de Casa da Cultura Ribeirinha Dr. Jerônymo Monteiro Lopes, homenageia um dos primeiros médicos negros do Estado de São Paulo, que morou em Registro, entre 1930 e 1965. O evento, realizado pela Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, foi conduzido pelo diretor, Fábio Tognin e Alexandre Ribeiro, cerimonialista no evento.

A Casa recebeu a visitação de muitas pessoas da cidade e dos integrantes dos grupos que faziam parte da programação; Banda Municipal, Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, Quilombolas do Peroupava e Eldorado, Centro de Cultura OPARÁ, Associação dos Negros de Registro (ANR), os grupos Batucajé e de Sarau e Poesia.

Também prestigiaram a inauguração, o deputado Simão Pedro, o assessor da deputada estadual, Telma de Souza, Vinicius Vieira Dias da Cruz, diretores de departamentos da Prefeitura, Fernando Barbosa do Grupo de Teatro Caixa Preta, o artista plástico Yutaka Toyota, que recentemente esteve no gabinete e presenteou a prefeita Sandra com uma de suas obras.

Participou ainda, o presidente do Bunkyo, Kuniei Kaneko, a presidente da Associação dos Negros de Registro, Sandra Regina, que homenageou a prefeita com a entrega de uma placa de agradecimento. “Estamos felizes com a oportunidade de participar desse evento e parabenizo a prefeita Sandra Kennedy pela manifestação cultural de ter escolhido um negro para dar o nome da casa da cultura”, disse.

Em sua fala, a prefeita Sandra Kennedy Viana, com a voz embargada e emocionada apresentou no palco do evento os Quilombolas de Eldorado (Sapatú) que fez apresentação de dança típica da cidade, chamada de “nhámaruca”, que tem mais de 300 anos de história. “Particularmente, é um momento especial estar com essas pessoas, que hoje tem sua dignidade recuperada. Antes, elas tinham vergonha de ser negras, e hoje, estão representando toda a comunidade quilombola do Vale do Ribeira e mostram que a nossa cultura é alegria e tradição”, declarou. “Agradeço a presença do deputado Simão Pedro que nos acompanhou de perto nessa luta”, completa. Em sua fala, a prefeita também fez menção e agradeceu a presença de todos os grupos e culturas; japonesa, caiçara, quilombola, entre outras.

O deputado Simão Pedro que articulou a verba de R$ 125 mil para viabilizar a reforma da Casa da Cultura, em seu discurso elogiou a gestão da chefe do Executivo municipal e enalteceu a iniciativa do evento. “Parabéns pela ideia de transformar um consultório em Casa de Cultura. Essa criatividade mostra a capacidade de gestão da atual administração, é por isso que em Registro as coisas acontecem”, enfatizou. O deputado também reconheceu o intenso trabalho e esforço de Fábio Tognim e toda sua equipe, que trabalham muito bem em todos os seus projetos. “O que está acontecendo aqui é valorização de cultural, pois há resgate de cultura e história que merece ser valorizada”, finalizou.

Fonte: Diário de Iguape

+ sobre o tema

para lembrar

Telas e telas de reflexão

A fartura atual, nos Estados Unidos, de produções audiovisuais...

: Lázaro Ramos entrevista Carlos Moore – programa ESPELHO

  Programa ESPELHO Canal Brasil AQUI para ver o canal em sua...

São Paulo: Peça {ENTRE} conta a história de um conjunto habitacional da periferia

Em um conjunto habitacional vivem quatro pessoas: uma mulher...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=