FCMS promove o 1º Ciclo de Palestras da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim

Campo Grande (MS) – O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), promove o 1º Ciclo de Palestras da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, nos próximos dias 11 e 18 de novembro. Nesta sexta-feira (11), a iniciativa dá destaque ao tema “Ano Internacional dos Povos Afro-descendentes” e acontece a partir das 19h. As inscrições para participação devem ser feitas pelo telefone (67) 3316-9161 e 3316-9176. As vagas são limitadas.

No dia 11 de novembro será ministrada a palestra “Literatura e Escritores Africanos pelo Prof. Dr. Danglei de Castro Pereira (UEMS). Ela compreende uma das propostas de intervenção relacionadas ao Projeto de Pesquisa “O ensino de literaturas de língua portuguesa em escolas estaduais de Campo Grande/MS”, projeto com apoio do FUNDECT, e discute aspectos da diversidade lusófona com ênfase na literatura produzida na África falante de Língua Portuguesa. Serão apresentados aspectos da poética de Arlindo Barbeitos através da discussão de alguns poemas do autor, bem como pontos de contato entre a literatura africana e a literatura brasileira por meio da discussão poemas de Adão Ventura. A ideia é apresentar a diversidade da literatura africana e minimizar, mesmo que de forma insipiente, o desconhecimento de grande parte do publico brasileiro face à literatura em Língua Portuguesa produzida na África lusófona.

No dia 18 de novembro o tema da palestra é “O ensino de História e Cultura Afro – Brasileira e Africana no Cotidiano Escolar”, ministrada às 13h pela Profª Ma. Rute Martins Valentim (SED), no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS.

“Durante todo ano de 2011 instituições governamentais e não governamentais estiveram à frente de trabalhos, encontros e atividades voltadas a consciência negra de forma globalizada. Nada mais oportuno que trazer e promover debates e palestras acerca de um tema relevante como o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, que vem agregar a luta contra o preconceito e o racismo, ainda existente no país e no mundo. O objetivo desse projeto é dar oportunidade aos acadêmicos dos diversos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e público em geral interessados de se informarem em temas voltados para a atualidade e que estejam em evidência”, explica a coordenadora da Biblioteca Dr. Isaías Paim, Juciene da Rocha Arruda.

Danglei de Castro Pereira é professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Campus de São José do Rio Preto. Cursa estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo, junto ao Departamento de Literatura Brasileira, sob supervisão da Profa. Dra. Cilaine Alves. Desenvolveu durante os anos de 2007 a 2009 o projeto de Extensão “Estratégias de leitura literária: conto e poesia” em parceria com a Biblioteca Municipal de Cassilândia/MS. É pesquisador do FUNDECT desenvolvendo a pesquisa “O ensino de Literaturas em Língua portuguesa em escolas estaduais de Campo Grande/MS”, projeto iniciado em 2009 e com previsão de encerramento em 2012. Desde 2009 oferece a “Oficina de leitura literária”, projeto de extensão cadastrado na UEMS, no qual participam professores da Educação Básica, alunos de Graduação e Pós-Graduação da UEMS.

Rute Martins Valentim possui graduação em Pedagogia em Licenciatura Plena, Pós Graduação em Metodologia do Ensino Superior pela FUCMAT (1991) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB (2007). Sua linha de pesquisa é Diversidade Cultural e Educação Indígena. Atualmente trabalha na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, como Técnica em Educação para Igualdade Racial na Coordenadoria de Políticas para Diversidade. Tem experiência na área de Educação, e atua nos temas: educação, cultura, identidade/diferença, relações étnico-raciais.

Serviço: Informações e inscrições pelo telefone: (67) 3316-9161 e 3316- 9176, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim – Memorial da Cultura e Cidadania – 2º andar – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro. (Antigo Fórum). A IFMS fica na Av. Júlio de Castilho, 4960 – Bairro Silvia Regina.

Fonte: Pantanal News

+ sobre o tema

Moreno, cangaceiro de Lampião

Por: ESTÊVÃO BERTONI Um dos maiores medos de Antônio...

TRESemmé lança clipe com Negra Li, Pathy Dejesus e Paula Lima

TRESemmé estreou na plataforma VEVO com o clipe da música...

“Eu sabia da desigualdade racial, mas não fazia nada porque não estava ao meu redor”, diz Giovanna Ewbark em vídeo

Atuando há cerca de um ano como youtuber, Giovanna Ewbank comemorou a...

Loroza Talk Soul: Sérgio Loroza estreia programa na TV paga sobre cultura negra

O ator, comediante, cantor e compositor Sérgio Loroza é o apresentador...

para lembrar

Obama lidera comemoração do centenário de nascimento de Mandela

O discurso do ex-presidente americano Barack Obama é o...

I Festival Crossover de Podcasters Negros

Dias 9 e 10 de julho, acontece a primeira...

Bye, bye, cabelão! Taís Araújo muda o visual e adota estilo ‘Joãozinho’

Lázaro Ramos tem uma nova mulher em casa! Taís...
spot_imgspot_img

14 de maio e a Revolta dos Malês

Quem passa pelo Campo da Pólvora, em Salvador, nem imagina que aquela praça, onde ironicamente hoje se encontra o Fórum Ruy Barbosa, foi palco...

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...

6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º,...
-+=