Questão da terra é a mais difícil enfrentada pelos quilombolas, diz ministra

A ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), afirmou que a questão da terra para as comunidades quilombolas “é a mais difícil” enfrentada por essa população.

– Trabalhamos contra todos os paradigmas e toda a legislação do país – afirmou ela, durante audiência pública que acontece neste momento no Senado.

A regularização fundiária dessas terras é uma das principais demandas dos quilombolas, que participam nesta semana do lançamento da Campanha em Defesa dos Direitos do Povo Quilombola (que inclui uma marcha na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na tarde de hoje).

Ao apontar as dificuldades para a titulação dessas terras, Ivo Fonseca, representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq, entidade que promove a campanha), lembrou o assassinato, no ano passado, do líder quilombola do Maranhão, Flaviano Pinto Neto, supostamente por fazendeiros da região.

Durante a audiência, diversos quilombolas fizeram uma manifestação, cantando músicas típicas de suas comunidades. Eles chegaram a interromper a reunião, protestando contra a falta de espaço para todos e solicitando que também pudessem se manifestar. Os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), informaram que mais duas salas estavam disponíveis (com telões que transmitem a audiência) e que os representantes dos quilombolas teriam a oportunidade de se expressar – neste momento, são eles que estão falando.

A audiência está sendo realizada na sala 2 da Ala Nilo Coelho.

Fonte: Senado

+ sobre o tema

Os dilemas do movimento negro com a Seppir – I – Por: Dennis de Oliveira

Esta semana acontece a III Conapir (Conferência Nacional de...

Travessias da cor: África e identidade negra no Ceará

Por:  Melquíades Júnior Andy discorda do termo "moreno" que tentam lhe...

Olívia Santana é condecorada com a Medalha Zumbi dos Palmares

Ativista do movimento negro e idealizadora da primeira honraria...

para lembrar

‘Reza de Mãe’ para que a Casa Grande siga surtando!

Domingo era dia de refresco, mas o suco vinha...

Aluna da Escola Estadual Esther Virgolino tem projeto aprovado em Harvard

Com interesse na pesquisa voltada para projetos e a...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=