ONU cria operação para vítimas de violência no Sudão do Sul

A Organização das Nações Unidas lançou uma operação humanitária de emergência para enfrentar a crise suscitada pela violência entre etnias na região de Jonglei, no Sudão do Sul.

A operação pretende ajudar cerca de 50 mil pessoas que foram vítimas dos enfrentamentos tribais que aconteceram nos últimos dias em Jonglei, um dos dez estados que integram o país africano.

O plano é organizado pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), e nele participam o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Programa Alimentar Mundial (PAM), a Organização Internacional para Migrações (OIM) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Segundo comentaram em entrevista coletiva os porta-vozes destas instituições, o principal problema é chegar até as vítimas, já que a maioria, fugindo da violência, se refugiou em uma ampla região de floresta de difícil acesso.

Por essa mesma razão, a ONU não quis dar estimativas sobre o número de mortos, pela dificuldade de contabilizar os dados.

No entanto, os retornos começam a acontecer e cerca de 4,7 mil pessoas voltaram a suas casas, a maioria delas arrasada pelo fogo durante os enfrentamentos. Até o momento, foram retirados 46 feridos, embora este número possa se elevar nas próximas horas.

O PAM estima que poderá alimentar cerca de 7 mil pessoas nos próximos dias, mas adverte que dada a situação de insegurança alimentícia no país recém-criado, calcula-se que em 2012 deveria alimentar cerca de 2,7 milhões de pessoas.

De fato, segundo os dados do Unicef, 8% da população sofre severa desnutrição, 21% sofre desnutrição moderada, um terço da população não tem acesso a água potável e 15% não conta com saneamento adequado.

A Unicef relatou denúncias de sequestros de pelo menos 8 crianças, e que 45 menores não estão acompanhados.

Já o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), António Guterres, viajará ao Sudão do Sul neste fim de semana, e posteriormente visitará o Sudão entre 10 e 13 de janeiro.

A convocatória humanitária da ONU para o Sudão do Sul em 2012 chega a 763 milhões, e até o momento está coberta em 8%.

 

 

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Quem foi Manuel Querino, intelectual negro baiano nascido há 182 anos

Uma das personalidades mais importantes da história da Bahia...

Halle Berry desfila vestido com transparência

Halle Berry apareceu deslumbrante em um vestido vermelho de...

Estas 6 pessoas estão revolucionando a representatividade negra nos EUA

Em fevereiro, o HuffPost Black Voices mostrou homens e...

A sexta edição do Ciclo Nacional de Conversas Negras acontecerá em Brasília

Quinta-feira, 27/08, tem  “Agosto Negro”, em Brasília.   Enviado por  Arísia...

para lembrar

Tony Braxton anuncia que não gravará mais discos

Segundo a NME, Tony Braxton anunciou que não...

Cenário político brasileiro desperta apreensão na Feira do Livro de Frankfurt

Nomes da literatura nacional e internacional falam sobre suas...

Família recebe 200 sem-teto em banquete após cancelamento do casamento da filha

O cancelamento de um casamento, normalmente, causa raiva e...

Debate discute o protagonismo no negro na sociedade nesta quarta-feira (17/06)

Evento conta com o lançamento do livro Gramática da...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...
-+=