Jacob Zuma: sociedade multirracial sul-africana deve viver em harmonia

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, assegurou neste domingo que o objetivo fundamental de uma sociedade multirracial é que as comunidades vivam em harmonia, em um discurso pronunciado durante a celebração do centenário do CNA, partido que dirige.

“Não é apenas uma celebração do Congresso Nacional Africano (CNA) e de seus membros. É uma alegre celebração de todos os sul-africanos que destruíram a opressão colonial e o apartheid com o apoio do continente e do mundo”, proclamou Zuma em um ato realizado na cidade de Bloemfontein (centro). “O caminho foi longo desde que, em 1652, chegaram os colonos europeus a este país”, afirmou o presidente.

O presidente citou a Carta da Liberdade, texto assinado em 1955 pelo CNA e por outros movimentos antiapartheid, dizendo que a “África do Sul pertence a todos os que vivem nela, negros e brancos”, e lembrando que o objetivo de uma sociedade multirracial é viver em harmonia. “É incrível que este país tenha vivido uma luta multirracial contra um regime que institucionalizou o racismo”, ressaltou.

Zuma declarou que o CNA é “uma grande igreja” que coloca atenção especial nas necessidades dos mais pobres e que acolhe todo tipo de tendências, do marxismo ao capitalismo, passando pelo nacionalismo. “Esta é uma das maiores forças deste glorioso movimento”, exclamou.

Uma parte do CNA, principalmente a juventude do partido, critica com frequência a gestão de Zuma devido à lenta transformação do país após 17 anos no poder, com um quarto da população desempregada e milhares de pessoas vivendo em barracos.

 

 

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Angolano morto a tiro no Brasil, à frente da filha de três anos

Walter Etna Duvall (na foto), angolano residente no Brasil...

Felwine Sarr na luta pela representação de África

Os africanos devem dominar a narrativa sobre si próprios...

África exige da Europa restituição de tesouros roubados

Na França, há entre 4.500 e 6.000 objetos que...

para lembrar

20 personalidades negras pelas quais somos MUITO gratos este ano

Sejamos francos: 2016 foi um dos piores anos da...

Quadrigêmeos são aceitos juntos em Harvard e Yale e em outras universidades

A família Wade, de Ohio, nos Estados Unidos, recebeu uma...

Esther Mahlangu, da tribo sul-africana Ndebele, criou um mural em Évora

Esther Mahlangu, uma sul-africana de 82 anos, pintou um...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=