‘Jovem Quilombola’ em Oeiras, segunda-feira (23/01)

78% da população que vive em situação de extrema pobreza é negra e rural.

O lançamento oficial do projeto Juventude Quilombola será na próxima segunda-feira (23/01), às 12 horas na Unidade Escolar Armando Burlamarqui, no município de Oeiras.

Dados do programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal mostram que 78% da população que vive em situação de extrema pobreza é negra e rural. Com o projeto “Juventude Quilombola: Caravana da Cidadania Cultural Negra Cor para Superação da Extrema Pobreza”, a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) vai trabalhar para reverter essa realidade dentro do Piauí.

As ações do projeto, quanto à faixa de emprego e renda, serão aplicadas através das oficinas de desenvolvimento sustentável, que intencionam incentivar a permanência dos jovens em seus municípios. Assim, o próprio desenvolvimento local terá um ganho significativo com uma mão de obra qualificada e ao alcance. Os demais temas a serem trabalhados serão a história dos quilombolas brasileiros, além da dança, música e estética Afro.

Segundo a coordenadora de Estrutura de Interior da Sasc, Assunção Aguiar, o Juventude Quilombola será um diferencial tendo a educação como sujeito de transformação de vidas. “Quando vemos as estatísticas, de que para cada 3 jovens assassinados 2 são negros, ficamos entristecidos, pois estamos lidando com uma realidade muito cruel. Por isso, nossa missão é suscitar nessa juventude a importância que ela tem, proporcionando maior qualidade de vida”.

Além de estar incluso dentro do Programa Estadual Mais Viver, o Juventude Quilombola conta com parceiros importantes como a Fundação Cultural do Estado (Fundac), a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) e o Coisa de Negô.

 

 

 

Fonte: 180 Graus

+ sobre o tema

para lembrar

Beyoncé lançará documentário sobre gravações de The Gift, trilha de O Rei Leão

Beyoncé Presents: Making the Gift vai ao ar amanhã,...

Serena Williams vence em Pequim e garante volta ao topo do ranking mundial

Fonte: Globoesporte - A americana Serena Williams garantiu...

São Paulo: Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição

O MIS apresenta a mostra Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição,...

Uma Seleção de negros e sem preconceito nos Jogos de Inverno de Sochi

Brasil leva a Sochi uma delegação em que, pela...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=