Paraiba: Conselho quer mídia étnico-racial maior

por Edson Verber

Propostas voltadas para o fortalecimento da mídia étnico-racial, inclusive com a indicação de que um percentual dos anúncios institucionais do Governo Federal seja destinado a este segmento, foram aprovadas pelo CNPIR (Conselho Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), que se reuniu em Brasília nos dias 30 e 31/01, inclusive com representação da Paraíba. Também foram analisadas propostas da Agenda Transversal de Promoção da Igualdade Racial para o Plano de Acão Plurianual 2012-2015, com a destinação de bilhões de reais.

Em pronunciamento que fez perante a Comissão de Comunicação e Informação do Conselho, a ministra da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Luiza Bairros, informou que o Governo já vem atuando junto à Secretaria de Comunicação da Presidência da República no sentido que a questão étnico-racial seja tratada na elaboração das peças publicitárias, principalmente das estatais como Petrobrás, Banco do Brasil e Caixa Econômica, de forma a combater o racismo, principalmente, contra os negros e negras.

“Pretendemos aprofundar esse processo de negociação com a Secom, pois vem dando bons resultados na afirmação de uma política étnico-racial voltada para o combate ao racismo contra as diversas etnias e, principalmente, contra os negros e índios. Os negros e, principalmente, as mulheres negras sempre foram mostradas de forma depreciativa. Felizmente esta realidade está mudando e vamos lutar para mudar mais ainda”, disse Luiza Bairros, que presidiu o último dia de reunião do CNPIR.

Prioridades para 2012

Nas metas prioritárias para 2012 a Comissão de Comunicação e Informação do Conselho e a Plenária Final, aprovaram que deve haver o fortalecimento da mídia étnico-racial com a canalização de mais recursos de publicidade, devendo para tanto ser articulada uma política de anúncios com a publicação de editais, via Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e a Secom-PR.

Na parte da capacitação o Conselho aprovou que deve haver o fortalecimento da mídia étnico-racial com a capacitação para comunicadores, jornalistas e demais profissionais de comunicação, devendo-se para tanto a Seppir elaborar projetos de cursos em parceria com a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e ONU/Mulheres/SPM, devendo as ações nesse sentido começar no segundo semestre de 2012.

No âmbito dos eventos foi aprovada a captação, já no primeiro semestre em curso, de recursos junto às estatais para a realização, possivelmente em setembro de 2012, do 1º Encontro Nacional de Jornalistas Étnico-Raciais, precedido de Encontros Estaduais, sob a responsabilidade da Conajira (Conselho Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e regionais das Cojiras (Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial). Os responsáveis pela parte financeira são a Fenaj, Seppir, Sindicatos e Cojira-RJ.

Agenda Transversal de Promoção

As propostas da Agenda Transversal de Promoção da Igualdade Racial para o Plano de Acão Plurianual 2012-2015, com a destinação de bilhões de reais, constam das natividades de quase todos os ministérios, com destaque para os da Saúde e Desenvolvimento Agrário, onde são mais beneficiadas as comunidades quilombolas e indígenas, através do SUS e Pronaf.

Em uma dessas ações, através do Programa 2012 da Agricultura Familiar, objetiva-se qualificar os instrumentos de financiamento, fomento, proteção da produção, garantia de preços e da renda como estratégia de inclusão produtiva e ampliação da renda da agricultura familiar, com a geração de alimentos, energia, produtos e serviços. Visa adequar as condições de crédito às particularidades da agricultura familiar, das mulheres rurais, dos quilombolas, indígenas, povos e comunidades tradicionais, jovens do campo e assentados/as da reforma agrária, com investimento de R$ 67.000.000,00.

Na parte da saúde uma das ações buscará implantar, em todas as 27 unidades da federação do país, a Política de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias. Para tanto, entre muitas atividades, serão realizados cursos de capacitaçlão para 2.000 profissionais que atuam em áreas estratégicas em Metodologia de Identificação e Combate ao Racismo e ao Sexismo Institucional, como estratégia para promoção da equidade no SUS. O investimento total previsto é de R$ 200.000.000,00.

Integrantes

A Comissão de Comunicação e Informação foi composta por Valdice Gomes da Silva (Conajira/Fenaj), Aida Rodrigues Feitosa (CNPIR – MMA), Frederico Tomé (Ministério das Comunicações), Márcio Alexandre Martins Gualberto (CEN) e Sionei Leão (suplente CNPIR)- membros; e Convidados: Edson Verber (Cojira – PB), Marjorie Moura (Sinjorba), Flávio Carrança (Cojira – SP), Angélica Basthi (Cojira – RJ) e Vera Daisy (Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros – RS).

Fonte: Correio 10

+ sobre o tema

Plataforma Cairo + 25 Brasil

fonte: REBRAPD Encontro Regional Sudeste, São Paulo, 5 e 6...

A diversidade como estratégia de RH – palestra de Hélio Santos

Fonte: Írohín   Incentivar e por em práticas...

Trabalho escravo e comida feita de lixo erguem barreiras contra o país

Parlamento europeu pode levantar barreiras contra produtos brasileiros, devido...

Uso de algoritmos em processo seletivo de emprego pode prejudicar candidatos

As máquinas tomam mais decisões sobre as nossas vidas...

para lembrar

Relatório da ONU aponta que 258 milhões sofreram com insegurança alimentar no último ano

O Relatório da Crise Global de Alimentos, divulgado pela...

Nova lei trabalhista garante carteira assinada a empregado eventual e por hora

Proposta vai beneficiar o setor de serviços, que é...

Proposta de cooperação entre a ONU e a Comissão de Direitos Humanos e Minorais é entregue por Maia a Bachelet

Parceria para criação de Observatório Parlamentar sobre a situação...

Elsimar Coutinho e o domínio sobre o corpo de mulheres negras e seus filhos

No turbilhão de conteúdos que lotaram as redes sociais...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=