Missão diplomática na Síria está no ‘caminho certo’, diz Kofi Annan

Enviado da ONU e da Liga Árabe vê situação como ‘perigosa e difícil’, mas mantém otimismo


BEIRUTE – O enviado da Liga Árabe e da Organização das Nações Unidas (ONU) à Síria, Kofi Annan, disse que sua missão de mediação no país árabe está indo no caminho certo, embora a crise de violência não tenha dado sinais de enfraquecimento, informou seu porta-voz nesta segunda-feira, 12.

Annan se encontrou com o presidente sírio, Bashar Assad, assim como líderes da oposição durante o final de semana. O enviado também se reuniu com autoridades do Catar nesta segunda, antes de viajar à Turquia. Ele também falou com o chefe da Liga Árabe e com os chanceleres da Rússia e da Arábia Saudita, todos envolvidos nas negociações para o fim da crise na Síria, de acordo com o porta-voz Ahmad Fawzi.

“Esse é o início do processo e o enviado acredita que estamos no caminho certo. Ele ofereceu propostas concretas a Assad para o fim das hostilidades, acesso humanitários e diálogo político e espera ouvir uma resposta em breve”, disse Fawzi. Ainda segundo o porta-voz, Annan está “preocupado com o fato de que a violência continua enquanto ocorrem as negociações”.

Diversos ataques foram reportados na Síria durante a visita de Annan, como a ofensiva do Exército sobre a cidade rebelde de Idlib, no noroeste. A mídia estatal e ativistas da oposição disseram que dezenas de civis foram assassinados também em Homs, mas deram informações conflitantes sobre os responsáveis pelos crimes.

Depois das “cândidas e compreensivas” reuniões com Assad, Annan disse que seria difícil chegar a um acordo, mas ainda assim manteve uma postura otimista. “A situação é tão ruim e perigosa que nós não podemos nos dar ao luxo de falhar”, disse o ex-secretário-geral da ONU em Damasco.

Annan planeja entrar em contato com facções da oposição, incluindo o Conselho Nacional da Síria, os Comitês de Coordenação Local, o Exército da Síria Livre e outros grupos, advogando pela união opositora. “Será um processo a ser feito passo a passo. Precisamos dar voz à oposição, fazer os grupos atuarem sob um ponto em comum”, disse Fawzi.

A violência na Síria já deixou 7,5 mil civis mortos desde o início dos protestos contra o regime de Damasco, em março de 2011. O governo culpa grupos armados e terroristas pelo cais no país.

 

 

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

Morre aos 96 anos Mãe Tatá de Oxum, ialorixá do Terreiro Casa Branca

O terreiro mais antigo do Brasil, o Ilê Axé...

Adoção de bebê negro por Sandra Bullock gera polêmica nos EUA

A adoção de um bebê por Sandra Bullock e...

#FoiPretaQuemFez: Cinco roteiristas dos EUA

Negras que vem fazendo a diferença na sala de...

Eventos celebram o dia 20 de Novembro em SP

Shows gratuitos no feriado da Consciência Negra no Guia da...

para lembrar

De cabelos escuros, Rihanna promove ‘Battleship’ no Japão

Rihanna apareceu de cabelos escuros no Japão para promover...

G20 com provisões de moratória da dívida para os países africanos

Segundo o Financial Times, está a ser estudado um...

Falece em São Paulo a Iyalorixá Sylvia de Oxalá

A Casa de Oxumaré divulgou em sua página o...

Dilma nomeia Pelé ‘embaixador honorário’ do Brasil para Copa 2014

Presidente recebeu rei do futebol nesta terça no Palácio...
spot_imgspot_img

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...
-+=