Projeto de prevenção ao trabalho escravo forma turmas no Maranhão

Nesta quinta-feira, dia 29 de março, a AlfaSol, em parceria com a Secretaria de Educação de Açailândia, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Viena Siderúrgica, realiza a formatura dos alunos do projeto “Educação de Jovens e Adultos contextualizada para a prevenção do trabalho escravo e a preservação do meio ambiente”.

Firmado em 2007, o trabalho conjunto já totaliza 1.388 jovens e adultos concluintes nas 60 turmas realizadas no distrito de Pequiá, em Açailândia.

Além da entrega dos certificados de participação no curso, a programação do evento inclui também uma mostra cultural sobre a prevenção do trabalho escravo e a preservação do meio ambiente, produzida especialmente pelos alunos para marcar a data.

O projeto visa a prevenção ao trabalho escravo e preservação do meio ambiente na região maranhense, por meio de aulas de alfabetização contextualizadas aos temas. Junto à coordenação de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município, que acompanha as turmas durante toda a execução do projeto, também está sendo realizado um trabalho para a inserção dos alunos na Rede Pública de Ensino, contribuindo de forma ainda mais efetiva no desenvolvimento da escolarização do grupo e no fortalecimento da EJA.

Lira Dalva Cardoso Fagundes já passou pelo Viena Educar e é um dos exemplos de alunos que ingressaram na rede pública de ensino da localidade. Natural da Bahia, ela tem 57 anos e conta que participar do projeto melhorou a consciência da população a respeito do trabalho escravo. “Aprendemos a fugir desse trabalho. Muitas pessoas da minha rua mesmo, gente pobre, que trabalha em roça e já foi até escravizado, agora já sabe como diferenciar, já entende muito bem isso”.

O evento, a ser realizado na sede do Viena Educar, contará com a presença de representantes da AlfaSol, da OIT e da Viena Siderúrgica, além de autoridades locais.

Fonte: Tribuna do Maranhão

+ sobre o tema

MOKUKÁ- Um canto ao homem branco

  MOKUKÁ KAYAPÓ Mokuká kayapó Mebengokré nasceu na Aldeia Moikarakô na...

Ditadura e escravidão já foram, mas a tortura ficou

Em artigo para a Agência de Notícias das Favelas...

‘A dor é algo natural para os alunos’, diz professor da Maré

Na sexta-feira (16), dois dias após a morte da...

para lembrar

Violência contra a criança é debatida no último dia do Fórum de Direitos Humanos

    Brasília- A defesa dos direitos humanos e o enfrentamento...

Quatro mulheres recebem vagina de laboratório e relatam normalidades.

  Mulheres que receberam vagina de laboratório relataram níveis normais...

Casal morre em intervalo de quatro horas no Rio, vítima do novo coronavírus

Quatro irmãos do Camarista Méier, no Engenho de Dentro,...

“Sofremos uma escandalosa manipulação midiática”

A mídia manobra a indignação contra a corrupção conforme...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=