MT:Câmara concede espaço para Movimento Negro ler carta aberta à população

 

Representantes do Movimento Negro participaram da sessão ordinária da Câmara Municipal desta quarta-feira (16), onde foi lida uma carta aberta à população que trata da luta contra o racismo.

A leitura da carta “A Luta Contra o Racismo Continua” foi feita por um dos integrantes do Movimento, Edmilson Cardoso, após pedido do vereador Adonias Fernandes e a concordância de todos os parlamentares.

De acordo com a presidente da entidade, Elaine Aparecida Oliveira Lopes, todo ano, na semana em que é celebrada a Abolição da Escravatura, comemorada no dia 13 de maio, os vereadores concedem espaço para que um membro do Movimento vá até a Tribuna da Casa de Leis para falar sobre o assunto.

Conforme Elaine, o objetivo é a luta em prol de uma “segunda abolição”, ou seja, obter mais condições de vida ao negro, especialmente no setores da saúde, educação e segurança. “Hoje os negros ganham os piores salários, ainda há discriminação. Os postos de saúde e escolas da periferia ainda são os piores e, é na periferia que está a maior camada dos negros”, explicou.

A presidente do Movimento Negro ressaltou que a Câmara sempre foi parceira da entidade, que é ultrapartidária, sempre dando respaldo à população negra de Rondonópolis com a aprovação de projetos importantes voltados a eles, como por exemplo, a criação do cursinho gratuito Zumbi dos Palmares, aprovação de recursos para comprar apostilas para serem ofertadas através do cursinho e a criação de um departamento voltado para o Movimento, dentro da Secretaria Municipal de Educação.

 

 

Fonte: ExpressoMt

+ sobre o tema

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de...

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a...

para lembrar

Justiça muda critério de escolha de professor

Docente de SP que já está no sistema passa...

Programa oferece 1,5 mil bolsas de estudo em curso de inglês para negros; veja como se inscrever

Pessoas negras podem concorrer a 1,5 mil bolsas de estudos para um...

A objetividade na pesquisa social e suas contaminações ideológicas

Na física, disse um recente prêmio Nobel de verdade,...
spot_imgspot_img

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

No Brasil, das 163 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um...

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de energia, manejo ecologicamente correto na agricultura e prevenção à violência entre jovens nativos digitais. Essas...
-+=