Apuração de crimes contra gays cresce em SP

O número de inquéritos policiais abertos para apurar crimes contra a população LGBT cresceu 41% no ano passado em São Paulo, em comparação com o ano anterior, segundo balanço da Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância).

Em 2011, foram abertos 24 inquéritos -que investigaram, principalmente, casos de lesão corporal dolosa e injúria-, contra 17 em 2010. Embora as investigações policiais sobre crimes desse tipo tenham crescido em 2011, o número de boletins de ocorrências daquele ano foi de 30 -dez a menos que os 40 registrados em 2010.

Em 2011, a quantidade de BOs sobre crimes contra a população LGBT ficou atrás dos referentes a crimes raciais. A delegada do Decradi, Margarette Barreto, diz que só um caso não foi solucionado.

A luta contra homofobia é tema da Parada Gay deste ano, cujo lema será “Homofobia tem cura: educação e criminalização”. Os manifestantes reivindicam aprovação do projeto de lei 122/06, há seis anos tramitando no Senado, que criminaliza a homofobia. Também querem a aplicação do projeto Escola Sem Homofobia, voltado a professores da rede pública.

Durante o evento da Parada Gay, a única ocorrência de crime de homofobia foi em 2009, na concentração após o evento, quando uma bomba caseira explodiu no centro e feriu ao menos 22 pessoas.

Neste ano, haverá 1.500 PMs e 600 guardas metropolitanos, além de 12 policiais da Decradi à paisana.

Ontem, durante a 12ª Feira da Diversidade Cultural LGBT, no vale do Anhangabaú, igrejas cristãs aproveitaram para tentar angariar fieis. Ao menos quatro delas montaram suas barracas no evento que antecede a parada.

 

 

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Adriana Moreira, porta-voz do tempo

Era uma casa verde, habitada por sete mulheres pretas,...

5 mulheres trans que fizeram a diferença na luta LGBTQIA+

Resistência talvez seja a palavra que melhor define a...

Samira Carvalho: Cisne negro

Samira Carvalho tornou-se tornar uma modelo reconhecida internacionalmente mas...

Portugal tem primeira afrodescendente como candidata ao Parlamento Europeu

Natural de Guiné-Bissau, Joacine afirma em entrevista à DW...

para lembrar

Janete Pietá

Janete Rocha Pietá nasceu no Rio de Janeiro em...

Google premia projetos sociais do Brasil com R$ 1 mi

Júri formado por MV Bill e Luciano Huck escolheu...

Karol Conka e sua música que canta as mulheres e o feminismo

Quem é Karol Conka? Texto de Katianny Estival. Karoline dos Santos Oliveira, nascida...

Este discurso me ensinou o que é ser mulher no século XX

Domingo eu passei o dia lendo o necessário livro...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=