Empresário critica aviso de Platini a Balotelli

Mino Raiola entende que o presidente da UEFA não tem feito nada para melhorar o jogo, e aponta a federação inglesa como exemplo no combate ao racismo.

A descriminação racial continua a dar que falar, no Euro2012. Agora a polémica está relacionada com a reação do presidente da UEFA às palavras de Mario Balotelli. O avançado italiano garantiu, antes do torneio começar, que abandonaria o campo caso fosse alvo de insultos racistas, mas Michel Platini acabou por contestar esta declaração, e ainda avisou o jogador que seria admoestado se o fizesse. Uma postura agora criticada pelo empresário de Balotelli.

«Devo dizer que a reação da UEFA foi muito estranha, e que esperava algo diferente. O Mario já foi confrontado com este problema antes, e em Itália costumamos dizer que o racismo é ignorância. Fiquei muito desapontado com as palavras de Platini, e muitas pessoas partilham do meu sentimento. Mas não posso dizer que tenha ficado surpreendido. Platini não fez nada para melhorar o jogo ou ajudar os jogadores, como mostra esta reação», defendeu Mino Raiola.

O empresário apontou ainda a federação inglesa como exemplo na missão de abolir o racismo dos estádios de futebol: «Tenho mantido reuniões com eles, e são muito pro-ativos. Estão à frente de outros países europeus.»

Recorde-se que Michel Platini tinha reforçado o apoio aos árbitros, no que diz respeito à possibilidade de suspenderem um jogo por insultos racistas, mas reiterou que os jogadores não podiam abandonar o campo por iniciativa própria. «Não é um jogador, o Sr. Balotelli, que está responsável pela arbitragem. É o árbitro que decide. O árbitro foi aconselhado e pode parar o jogo, se houver problemas. Mas não sou eu, o presidente da UEFA, que estou a dirigir o jogo durante aqueles 90 minutos», disse o francês.

 

 

 

 

Fonte: Mais Futebol

+ sobre o tema

Assassinatos, ameaças e racismo fazem parte da realidade indígena

Relatório que será lançado amanhã mostra que os danos...

Esta estampa da Farm levantou um novo debate sobre racismo no mercado da moda

Após reação indignada dos consumidores, marca pediu desculpas e...

Hoje na história, 21 de janeiro: um dia contra o racismo

Na passagem do Dia Nacional Contra a Intolerância Religiosa,...

Mulheres negras, moda e racismo

Temos assistido alguma mudança na relação entre mulheres e...

para lembrar

II Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo Negro

A campanha reaja ou será morta/morto conclama, convoca e...

Político negro recebe ameaças da extrema-direita nas eleições alemãs

Fonte: Notícas UOL - O partido de extrema direita NPD...

Adolescentes denunciam preconceito racial dentro de escola estadual; caso de injúria qualificada é investigado

Adolescentes denunciaram terem sido vítimas de preconceito racial em...
spot_imgspot_img

Uma supernova

No dia em que minha irmã nasceu, a Nasa fotografou uma supernova no universo. Quando minha irmã nasceu, foi uma das maiores alegrias da minha...

Número de crianças e adolescentes mortos pela polícia cresce 58% sob governo Tarcísio, apontam dados da SSP

O número de crianças e adolescentes mortos pela polícia aumentou 58% entre 2022 e 2023 — primeiro ano do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) —,...

A ‘inteligência artificial’ e o racismo

Usar o que se convencionou chamar de "inteligência artificial" (pois não é inteligente) para realizar tarefas diárias é cada vez mais comum. Existem ferramentas que, em...
-+=