Norte-africanos podem ter fabricado iogurte há 7 mil anos

 

Norte-africanos podem ter fabricado iogurte há 7 mil anos.

Bebida fermentada deixou vestígios de gordura em fragmentos de cerâmica.Habitantes podem ter processado leite para reduzir lactose, diz pesquisador.

O iogurte pode ter feito parte do cardápio dos norte-africanos por volta de 7 mil anos atrás, de acordo com um estudo feito em cerâmicas publicado pela revista científica “Nature”.

A bebida láctea fermentada deixou vestígios de gordura em fragmentos de cerâmica, sugerindo que os habitantes da região podem ter evoluído para tolerar o leite na idade adulta.

Uma equipe da Universidade de Bristol, no Reino Unido, analisou fragmentos de cerâmica que datam de 5,2 mil a 3 mil anos a.C., extraídos do abrigo rochoso Takarkori, nas montanhas Acacus, no sudoeste da Líbia. Embora hoje essa região seja parte do deserto do Saara, há 7 mil anos ela teria sido uma exuberante paisagem, capaz de alimentar animais que produziam leite.

Os mesmos pesquisadores já haviam identificado as primeiras evidências de produção leiteira em fragmentos de quase 9 mil anos em Anatólia, onde hoje fica o território oriental da Turquia.
Mas os resultados de 7 mil anos atrás são anteriores até mesmo ao surgimento e à disseminação das variantes de genes necessários para a população adulta digerir a lactose existente no leite, diz o arqueólogo biomolecular Richard Evershed.O autor, que comandou o estudo com a cientista arqueológica Julie Dunne, sugere que fazer iogurte pode ter feito os produtos lácteos mais digeríveis.
“Eles podem ter consumido leite, mas isso pode tê-los feito passar mal. Talvez o processamento do leite tenha sido feito para reduzir o teor de lactose”, disse.

 

 

 

Fonte: Radiola

+ sobre o tema

Tendência da moda

A palavra tendência vem do latim tendere, cujos significados...

MPF ajuíza ação para garantir regularização de terras quilombolas

Ação tem pedido de liminar para obrigar Incra a...

Joaquim Barbosa

Joaquim Benedito Barbosa Gomes (Paracatu, Minas Gerais, 1954 - )...

Músico Paulo Moura morre de câncer aos 77 anos no Rio

O corpo do clarinetista Paulo Moura, de 77 anos,...

para lembrar

Astro da NBA pagará faculdade para mais de mil crianças

Astro da NBA pagará faculdade para mais de mil...

Mel Duarte lança ‘Colmeia,’ livro que celebra 10 anos de carreira

Para celebrar os 10 anos de carreira na literatura,...

Afropunk e Back2Black celebram a cultura negra em SP e no Rio

Matthew Morgan organizou a primeira edição do festival Afropunk...
spot_imgspot_img

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...
-+=