Mel Duarte lança ‘Colmeia,’ livro que celebra 10 anos de carreira

Para celebrar os 10 anos de carreira na literatura, Mel Duarte lança, neste dia 19 de novembro – quando comemora também o próprio aniversário – a pré-venda do livro Colmeia, que reúne toda a obra até aqui, com alguns poemas inéditos e também textos celebrativos de Ryane Leão, Preta Ferreira e Emicida. A obra sai pela Philos Editora.

O livro está dividido em capítulos como Pólen, com poemas dos livros Fragmentos Dispersos e Negra Nua Crua, Favo, com poemas publicados em diferentes antologias, revistas, entre outros e Néctar, com poemas inéditos e chega assinada com prefácio da escritora Elizandra Souza. A capa e as ilustrações são da artista Luna Bastos e seguem a estética afrofuturista.

A obra chega então para marcar uma década na carreira de Mel Duarte e encerrar os trabalhos da artista em 2020. “Entendi que estava na hora de fazer um livro comemorativo e que reunisse minha obra até aqui. Noto que eu tinha bastante coisa publicada, espalhada em antologias, revistas, blogs, vídeos e agora é o momento de juntar, organizar e presentear o leitor com essa obra na data de hoje, que é também meu aniversário”, contou.

A junção com a Editora Philos traz, além do livro, diferentes produtos especiais que podem ser adquiridos na pré-venda, como uma bandeira decorativa, licores e cachaça de mel.

“A ideia é que não seja só mais um livro, mas um especial, que é para ser lido, presenteado, sentido. Vamos oferecer não só poesia, mas uma experiência sensorial e cinestésica a partir da literatura”, completou Mel Duarte.

Foto: Divulgação

Sobre Mel Duarte

Mel Duarte nasceu na primavera de 1988 em São Paulo. É escritora, poeta, slammer, produtora cultural e atua com literatura desde 2006. Também integra a coletiva Slam das Minas SP, batalha de poesias autorais voltada ao gênero feminino. Publicou os livros “Fragmentos Dispersos” (2013), “Negra Nua Crua” (2016) traduzido para o espanhol “Negra Desnuda Cruda” (2018, Espanha) e “Querem nos calar: Poemas para serem lidos em voz alta” (2019). No verão de 2020, Mel Duarte publicará o livro “Colméia” pela Casa Philos.

É também autora dos livros infantis “As bonecas da Vó Maria” e “A descoberta de Adriel”, pelo Itaú leia para uma criança.

Em 2016 Mel foi destaque no sarau de abertura da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty e foi a primeira mulher a vencer o Rio Poetry Slam (Campeonato Internacional de Poesia). Em 2017 foi convidada a representar a literatura brasileira no Festilab Taag, em Luanda, capital de Angola; e em 2019 foi a primeira poeta negra brasileira a lançar um disco de poesia falada “Mormaço – Entre outras formas de calor” disponível nas plataformas de música.

Serviço – A pré-venda do livro e mais informações podem ser encontradas no link: https://revistaphilos.com/2020/11/18/pre-venda-colmeia-de-mel-duarte/

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Álbum solo “Boogie Naipe” do Mano Brown é indicado ao Grammy Latino

Após anos de muita expectativa, o álbum de estreia...

Conheça Filhas do Pó, primeiro filme de uma cineasta negra distribuído nos Estados Unidos

Se Filhas do Pó fosse uma grande produção hollywoodiana,...

Conheça os nomes que deverão causar na cena musical em 2018

Entre IZA e Karol Conka, veja cinco artistas que...

Kendrick Lamar coloca soldados para marchar contra o racismo no Grammy 2018

Kendrick Lamar foi um dos grandes destaques da noite...

para lembrar

“Só nos dão o osso” – releia entrevista com Ariano Suassuna

Confira conversa realizada com o autor, que morreu nesta...

A emergência de um novo olhar para a literatura afro brasileira

É sabido que a Literatura, em especial a brasileira,...

Territorialidades de Cidinha da Silva

Programa Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato...

Literatura africana de língua portuguesa: 10 obras fundamentais

  por Sandro Brincher – Já li em alguma antologia...
spot_imgspot_img

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...

‘O Avesso da Pele’: livro que debate racismo é censurado em escolas de 3 estados por reação equivocada ao conteúdo, alertam especialistas

Especialistas ouvidas pelo g1 afirmam que a justificativa apresentada pelos governos do Mato Grosso do Sul, de Goiás e do Paraná para recolher os...
-+=