Le Monde analisa racismo no Brasil

Em seu caderno de cultura e ideias do final de semana, o jornal Le Monde dedica duas páginas ao racismo no Brasil. “O país apresenta a imagem, enganadora, de uma sociedade tão mestiça que a cor da pele não conta. A ponto de se esquecer de que foi a nação mais escravagista da América. Mas as discriminações contra os negros – escola, universidade, trabalho – são tamanha hoje em dia que o país adotou cotas”, escreve o correspondente do jornal no Rio de Janeiro, Nicolas Bourcier.

O texto lembra que os trabalhos arqueológicos no local onde se encontrava o cais do Valongo, ponto de chegada dos escravos na virada do século 19, coloca em evidência a amplidão do comércio negreiro no Brasil: do século 16 ao século 19, 4 milhões de escravos desembarcaram no país, dez vezes mais que a quantidade enviada aos Estados Unidos.

O jornal cita Joaquim Barbosa, o primeiro juiz negro nomeado para o Supremo Tribunal Federal. O magistrado diz que “o racismo no Brasil é mascarado, sutil, expresso de maneira velada, subestimado pela mídia. Mesmo assim é extremamente violento”.

O jornalista de Le Monde explica que o Brasil tentou durante anos apagar seu passado escravagista. Da estratégia do governo de clarear a população graças à imigração maciça de trabalhadores europeus ao mito da democracia racial, o texto reconstitui várias fases da questão racial na sociedade brasileira.

O texto conclui dizendo que agora a mentalidade dos brasileiros está mudando. Um símbolo forte disso foi o debate sobre a discriminação positiva e a adoção do sistema de cotas para negros na universidade pública.

 

 

Fonte: rfi

+ sobre o tema

‘Racismo, impunidade e justiça divina’ por Reverendo Zé do Egito

por Reverendo Zé do Egito Sobre: racismo, impunidade e...

Antirracismo é atitude

Em fins de maio, quando o Brasil voltou os...

Ana Paula Xongani relata racismo em aeroporto de Portugal: ‘Foi traumático’

A influenciadora Ana Paula Xongani foi às redes hoje...

para lembrar

Culturas negras ameaçadas

Ataques ao Centro “Mãe Sylvia de Oxalá” expõe a...

Negros do regime de Kadafi torturados em jaulas

Um vídeo divulgado recentemente no Youtube mostra um grupo...

Cresce número de mulheres chefes de família e de jovens negros universitários

Dados da SIS 2015 (Síntese de Indicadores Sociais), pesquisa...

Juiz da Flórida, EUA, ordena nova prisão de réu em caso de racismo

Homem matou um adolescente negro e diz ter agido...
spot_imgspot_img

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....

Mãe não é tudo igual

- Coloca um casaco, meu filho! - Na volta a gente compra, filha. É bem provável que muitos de nós já tenhamos ouvido alguns desses bordões...

Carta aos negacionistas: comprem um seguro de vida

Senhores negacionistas, Coube à nossa geração viver uma encruzilhada existencial: ou mudamos a forma de nos relacionar e habitar o planeta, ou simplesmente esse planeta...
-+=