Comitê Estratégico apresenta propostas contra o racismo

O Comitê Estratégico, comandado pelo presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, foi convocado nesta sexta-feira para uma reunião na sede da organização. Entre os diversos temas da agenda estavam duas questões fundamentais para a entidade: a luta contra o racismo e a proteção do futebol contra a manipulação de resultados. Os participantes, representando os diferentes setores do futebol, concluíram o encontro com a elaboração de propostas concretas para deliberação do Comitê Executivo da FIFA na reunião dos próximos dias 20 e 21 de março.

“Hoje, os membros do Comitê Estratégico demonstraram mais uma vez que a comunidade do futebol está unida em nossa política de tolerância zero contra o racismo e a manipulação de resultados”, disse o presidente da FIFA. “Estou muito satisfeito com as ideias que foram debatidas hoje e ansioso pelas deliberações do Comitê Executivo no mês que vem. O objetivo é apresentar propostas concretas ao Congresso da FIFA nas Ilhas Maurício, em maio, além de punições rigorosas que tenham verdadeiro impacto.”

Nesse contexto, a FIFA reitera que sua posição está claramente definida no artigo 3º de seu Estatuto: “Discriminação de qualquer tipo contra país, indivíduo ou grupo de pessoas em razão de etnia, sexo, língua, religião, posição política ou qualquer outro motivo é estritamente proibida e punível com suspensão ou expulsão.”

Recentemente, na 62ª edição do Congresso da FIFA, realizada nos dias 24 e 25 de maio de 2012, em Budapeste, capital da Hungria, foi aprovado o Código de Conduta da FIFA, ponto fundamental do atual processo de reforma da entidade máxima do futebol. No parágrafo 3º do artigo 3º, o Código afirma: “Tolerância zero com a discriminação e a perseguição: estamos comprometidos com a diversidade cultural. Não será tolerada qualquer discriminação em razão de raça, etnia, origem, cor de pele, nacionalidade, religião, idade, sexo, língua, aparência física, orientação sexual e opinião política, ou envolvimento em qualquer tipo de assédio físico ou verbal”.

A reunião desta sexta-feira também discutiu o uso da Tecnologia da Linha do Gol, o calendário de jogos entre seleções, a luta contra o doping, o seguro global para jogadores e o programa FIFA PERFORMANCE, concebido para a gestão estratégica de futebol de acordo com as necessidades das federações afiliadas.

 

 

Fonte: Fifa

+ sobre o tema

Com foco nos agentes do Estado, observatório vai mapear violência racial

 Lançado ontem (23) à noite, o Observatório de Violência...

“Deixa isso pra lá?” por Mauricio Pestana

enviado para o Portal Geledés por Maurício Pestana Em pleno...

Nigeriano diz que não volta para África após polêmica sobre racismo

Universitário processa professor por ofensas na Federal do Maranhão. 'Gosto...

para lembrar

PM paulista matou mais em nove meses do que no auge do confronto com o PCC

De janeiro a setembro deste ano, foram registradas 478...

Desafios da educação quilombola

Os quilombos foram a principal instituição a realizar a...

USP fecha cerco contra negros; Uerj e Unicamp defendem inclusão

Estudos realizados pela Universidade do Estado do Rio...

Eu greto. Tu gretas?

Ela transformou-se na figura símbolo de uma juventude que...
spot_imgspot_img

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...
-+=