Militares sul-africanos relatam que mataram crianças-soldado na República Centro-Africana

 

A batalha aconteceu no sábado passado (23), na capital Bangui, antes que a coalizão rebelde Séléka tomasse a cidade e derrubasse o presidente François Bozizé

Vários soldados sul-africanos que estiveram na República Centro-Africana (RCA) relataram com horror como abateram crianças-soldado durante sua batalha contra as forças rebeldes do país, informou neste domingo (31) o jornal Sunday Times.

“Quando acabaram os disparos vimos que tínhamos matado crianças”, declarou, já de volta à África do Sul, um dos militares que sobreviveu aos combates, nos quais os rebeldes centro-africanos da coalizão Séléka, agora no poder, mataram 13 soldados sul-africanos.

— Choravam, pediam ajuda, chamavam pelas mães.

A batalha aconteceu no sábado passado (23) na capital da RCA, Bangui, antes que a coalizão Séléka tomasse a cidade e derrubasse o presidente centro-africano, François Bozizé.

“Matamos adolescentes que deviam estar na escola”, disse outro dos soldados entrevistados.

A Unicef denunciou no último mês de janeiro o recrutamento de crianças-soldado por parte das tropas rebeldes e do governo. Segundo dados da organização, antes da revolta dos rebeldes em dezembro do ano passado já havia na RCA 2,5 mil crianças recrutadas.

De acordo com a Unicef, apenas 48% das crianças está escolarizada nas áreas de conflito. A África do Sul tinha desdobrados 400 soldados na RCA, em uma missão internacional conjunta com vários países africanos para proteger o país do avanço rebelde.

Os militares sul-africanos se enfrentaram durante várias horas com três mil rebeldes da Séléka nas imediações de Bangui. No entanto, soldados sul-africanos se queixaram ao “Sunday Times” da deserção em massa dos militares do Exército centro-africano regular.

“Foram os primeiros a fugir. Quando foram disparados os primeiros tiros, foram os primeiros a desaparecer”, declarou outro dos combatentes, que assegurou que soldados centro-africanos desertaram e atacaram seus aliados sul-africanos.

A morte de 13 soldados sul-africanos na RCA provocou entre os militares e a opinião pública duras críticas ao desdobramento de tropas no país centro-africano, que já tinha levantado polêmica por seu elevado custo e sua legitimidade.

Uma rebelião armada da coalizão Séléka liderada por Michel Djotodia acabou no domingo passado com dez anos de poder de Bozizé, que por sua vez tinha chegado ao poder mediante um golpe de Estado contra seu antecessor, Ange-Félix Patassé.

Djotodia se proclamou novo presidente da República, decretou a suspensão da constituição, a dissolução das instituições do país e anunciou que deixará o cargo em três anos.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Cuba precisa atualizar a luta contra novas formas de racismo

Havana, Cuba, 24/2/2015 – O ativismo contra o racismo...

‘Hollywood não ignora a raça dos atores’, diz nova promessa do cinema

"Sei que estou me saindo bem nos Estados Unidos...

Beyoncé e Rihanna vencedoras do MTV Video Music Awards

Beyoncé levou prêmio de melhor vídeo e mais quatro troféus. no...

Continente africano resistiu bem à crise

  O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) confirmou...

para lembrar

Saiba quem é Billy Porter, ator que sempre se destaca no tapete vermelho

O ator venceu o Emmy e emocionou o público...

Morre rapper Dumdum, integrante do grupo Facção Central, aos 54 anos

O rapper Dumdum, integrante do Facção Central - um dos...
spot_imgspot_img

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...
-+=