Cadáveres eram expostos como “troféus” no DOI-Codi , revela ex-agente da ditadura

Exibições seriam durante gestão do ex-coronel Ustra

 

O ex-servidor do DOI-Codi de São Paulo Marival Chagas Dias do Canto afirmou nesta sexta-feira (10) que cadáveres de militantes mortos em centros clandestinos de tortura eram exibidos como “troféus” a agentes do órgão durante a gestão do ex-coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.

Canto prestou depoimento à Comissão Nacional da Verdade nesta sexta-feira (10), em Brasília.

— Pelo menos em duas ocasiões eu assisti a isso. Eu não quero me ater a fatos anteriores a minha chegada lá, que foi em 1973. Acredito que era praxe. As pessoas importantes que eram mortas nas mais variadas circunstâncias eram levadas para lá. As pessoas eram expostas à visitação pública no órgão como um troféu.

Ustra, que foi o chefe do DOI-Codi, órgão de repressão política durante o regime militar, de 29 de setembro de 1970 e 23 de janeiro de 1974, também foi convocado, mas conseguiu na Justiça o direito de ficar calado.

Marival foi analista do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna do II Exército em São Paulo (DOI-Codi/SP) de 1973 a 1975. Ele disse que viu dois corpos expostos para visitação interna no órgão, o casal de militantes Antonio Carlos Bicalho Lana e Sônia Maria Moraes Angel Jones. O episódio teria ocorrido no final de 1973.

— Esse casal foi trazido para o DOI depois de morto e exposto à visitação interna. Eu vi o casal morto e vi perfurações a bala bem direcionadas na cabeça, nos ouvidos. Suponho que essas pessoas eram trazidas para órgão por se tratar de pessoas importantes.

O ex-agente afirmou que não torturou pessoas ou assistiu a sessões de tortura, mesmo trabalhando dentro do comando. Ele circulava próximo ao local onde ficava as salas de tortura, segundo disse, mas nunca entrou em nenhuma delas.

 

Fonte: R7 

+ sobre o tema

III Relatório Luz da Sociedade Civil Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável

Que pesem os fatos. Esta terceira edição do Relatório...

Renato Rovai – Dossiê: O desmonte da Fundação Padre Anchieta e da TV Cultura

Na última terça-feira (3) aproximadamente 150 pessoas estiveram Sindicato...

A Hora da Saúde Pública, Médicos Brasileiros Perderam o Debate

  Os médicos brasileiros perderam o debate e...

Alcoolismo Anônimo

por Isabella Melo Lima via Guest Post para o Portal Geledés Há aqueles que...

para lembrar

spot_imgspot_img

Vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos de infecções respiratórias em crianças

Um vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos atuais de infecções respiratórias em crianças. Primeiro, a Valentina foi parar na UTI. Agora,...

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...
-+=