Renascimento do continente africano em debate no 50. aniversário da UA

Um debate sobre o “Pan-africanismo e renascimento africano” é uma das actividades agendadas para sábado, 25 de maio, em Addis Abeba, no quadro das comemorações do 50º aniversário da criação da Organização da Unidade Africana (OUA), que deu lugar à União Africana (UA).

Um debate sobre o “Pan-africanismo e renascimento africano” é uma das actividades agendadas para sábado, 25 de maio, em Addis Abeba, no quadro das comemorações do 50º aniversário da criação da Organização da Unidade Africana (OUA), que deu lugar à União Africana (UA).

De acordo com o programa, o ponto mais alto da comemoração dos 50 anos da OUA-UA tem lugar esta tarde no Millennium Hall, mas no período da manhã, no Novo Centro de Conferências da União Africana, decorre um debate sobre o “Pan-africanismo e o renascimento africano”, o tema central das actividades alusivas à efeméride.

Antes do acto comemorativo dos 50 anos de existência da União Africana, a presidente da Comissão da organização, a sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma, oferece um almoço aos Chefes de Estado e de Governo presentes e convidados.

Domingo, antes do início da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, decorre a reunião inaugural do Mecanismo de Supervisão da Plataforma de Paz, Segurança e Cooperação para a República Democrática do Congo e a Região dos Grandes Lagos.

O programa inscreve ainda para domingo um “almoço de trabalho de alto nível” sobre o Observatório Africano da SIDA (Aids), enquanto à noite o primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariem Desalegn, oferece um jantar aos Chefes de Estado e de Governo presentes e convidados.

Para as festas dos 50 anos da União Africana estão convidados alguns chefes de Estado e de Governo de países de outros continentes, assim como responsáveis de organizações internacionais.

Cimeira homenageia líderes históricos do pan-africanismo

Panafricanismo na figura de Agostinho Neto

Leia mais sobre os Líderes Africanos

Fonte: Africa 21

+ sobre o tema

Larissa Delsanto canta o poder do feminismo negro em Mulher Preta

Larissa Delsanto, capixaba, fã de Destiny’s Child, é uma...

Pelé é aplaudido de pé e chora ao receber Bola de Ouro honorária da Fifa

O ex-jogador Pelé recebeu, nesta segunda-feira, a única premiação...

para lembrar

Conselho de Igualdade Racial faz sua primeira reunião de 2011

O calendário e as atividades para o ano do...

Primeira edição do ZAP! SLAM 2021 acontece dia 20 de maio

Em 2021, o ZAP! SLAM acontece com eventos on-line...

Militância negra repudia obras de rafucko

Exposição de anti-souvenirs do artista e humorista Rafael Puetter,...

A literatura afro-brasileira de autoria feminina: um estudo de Úrsula, de Maria Firmina dos Reis

Resumo: O romance Úrsula, escrito por Maria Firmina dos...
spot_imgspot_img

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...
-+=