Benedito Oliveira: Idoso espancado por supostos neonazistas morre no interior de SP

 

Morreu na manhã deste sábado (1º), em Ipeúna, o guardador de carros Benedito Oliveira, 71, que havia sido espancado, em 6 de abril, por um trio de supostos neonazistas em Rio Claro, interior de São Paulo. Ele ficou internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por duas semanas e recebeu alta na terça-feira, mas retornou à Santa Casa de Rio Claro na quinta-feira devido à complicação do seu quadro de traumatismo craniano. A causa da morte não foi divulgada.

por Eduardo Schiavoni

Segundo a Guarda Civil Municipal, a agressão ocorreu na madrugada do dia 6 de abril, por volta das 2h, quando guardas receberam a denúncia de que o guardador estava caído em uma calçada depois de apanhar de um grupo de jovens. Na ocasião, o médico Hegberto Gustavo do Carmo, que atendeu o idoso, afirmou que as lesões “foram para machucar mesmo”, no rosto e no tórax, e que o traumatismo craniano foi severo.

A polícia encontrou dois suspeitos – Axel Leonardo Ramos, 21, e Hélio Alves de Carvalho, 20, mas o terceiro não foi localizado nem identificado. Segundo a Guarda, os homens disseram frases de intolerância quando estavam sendo levados ao Plantão Policial. Entre outras frases, os presos disseram que não gostavam “de preto e de pobre”, que “paulistas eram todos burros” e que “velhos, pretos e pobres tinham que morrer mesmo”.

Como os suspeitos eram do Paraná, da região de Ponta Grossa, a Polícia Civil de São Paulo fez contato com a polícia paranaense e descobriu que os dois acusados eram investigados pela suposta participação em grupos neonazistas. Em depoimento, ambos negaram a informação, mas assumiram que são amigos de pessoas que integram o grupo. Eles também não confirmaram as agressões, embora fossem identificados por testemunhas.

Segundo o delegado Mário Antônio de Oliveira, que investiga o caso, a acusação passará a homicídio doloso, com intenção de matar, com pena de até 20 anos de prisão. Além disso, eles também responderão por lesão corporal leve, já que outro homem, de 57 anos e também negro, afirmou que foi agredido pelo trio.

O filho de Oliveira, José Donizete, disse ainda estar revoltado com a morte do pai. “Desde que aconteceu, não consegui entender porquê fizeram isso. Meu pai é de paz, trabalhava para ajudar em casa, nunca foi de beber nem de discutir”, comenta.

Os dois suspeitos estão presos na penitenciária de Itirapina. Os suspeitos ainda não têm advogado, segundo a polícia.

 

Imagem de skinhead agredindo morador de rua provoca indignação na web

‘Ainda não sei o porquê disso’, afirma filho de idoso espancado por 3 jovens

 

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Acusado de racismo, Antônio Carlos é rejeitado por vascaínos

Técnico do São Caetano se envolveu em caso de...

XENOFOBIA: Twitteiros fecham contas após ataques a nordestinos

ANÁLISE: twitteiros que hostilizaram e chamaram nordestinos de covardes,...

Mortes precoces

O Brasil é o sexto país em mortes de...

para lembrar

Márcio Thomaz Bastos assume defesa da política de cotas raciais

Um dos mais destacados juristas brasileiros, Márcio Thomaz...

Taís Araújo anuncia evento de mulheres contra racismo no Rio de Janeiro

Atriz e embaixadora da ONU Mulheres, Taís Araújo divulgou...

O racismo contra Wallace e a lição inglesa

Por Luiz Nassif   Na Europa, não somente o...

Restaurante Nonno Paolo – O racismo não cordial do brasileiro

Criança negra é retirada de restaurante ao ser confundida...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=