Justiça Global denuncia à OEA chacina nas favelas da Maré e mortes envolvendo policiais em áreas de UPP

Foi entregue hoje, dia 28, um informe à Organização dos Estados Americanos (OEA) solicitando que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) requisite informações ao Estado brasileiro sobre a chacina realizada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro nas favelas da Maré nos dias 24 e 25 deste mês e os assassinatos envolvendo PMs em áreas empobrecidas com intervenção militar (UPPs).

O documento denuncia a atuação da polícia e as violações de direitos humanos cometidos nas favelas. É uma compilação de casos emblemáticos de mortes provocadas por agentes das UPPs e os recentes acontecimentos que tiveram lugar nas favelas da Maré que levaram à morte de 10 pessoas.

O policial militar que liderou a operação nas Favelas da Maré é o mesmo policial que esteve envolvido no caso Wallace de Almeida. O jovem Wallace, 18 anos, foi assassinado aproximadamente há 15 anos quando policias o balearam fatalmente durante uma incursão no Morro da Babilônia. Os episódios que vitimaram 10 pessoas nas Favelas da Maré ocorreram de modo semelhante. O caso foi levado à OEA, que considerou o Estado brasileiro responsável pela morte e recomendou ao Brasil que investigasse e reparasse a família do menino.

O fato de que o mesmo policial – que em 1998 era tenente da polícia militar e hoje ocupa o cargo de Major – esteja envolvido em ambas as intervenções é sintomático de uma política de Estado que não privilegia o respeito aos direitos humanos. Muito pelo contrário, premia estes agentes e os promove nas hierarquias da carreira policial.

A Justiça Global pede à CIDH que solicite ao Estado Brasileiro que preste esclarecimentos sobre as violações de direitos cometidas pela PM nas favelas.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) é um órgão autônomo e independente da Organização dos Estados Americanos (OEA).

 

Fonte: Global

+ sobre o tema

Cerca de 2,5 mil alunos ingressarão na UFMT por cotas

Aprovado em novembro de 2011, após muitas discussões entre...

Mais um Amarildo? Jovem é encontrado morto no Rio após ser abordado por PMs de UPP

Desaparecido há cinco dias, o jovem Clayton da Silva Modesto,...

Massacre em Manaus e as falácias do empirismo pró-encarceramento

Brasil prende mal e muito, investiga pouco e mata...

Estamos muito longe de uma democracia racial na tv brasileira

O racismo é tão poderoso que criminaliza a vítima...

para lembrar

Vítima em operação da PM, filho de Tati Quebra Barraco é sepultado no Rio

Organizações de direitos humanos e antirracis Adicionar novotas divulgaram notas...

Número de negros em medicina na USP aumenta, mas brancos ainda são maioria

"Imagina falar para mainha lá atrás que eu ia...

UERJ Sedia IV Fórum Racismo é Crime

Fonte: Ae-Sulfluminense - A Universidade do Estado do Rio de...

Quanto valem os direitos

Entre a austeridade e a defesa de direitos sem...
spot_imgspot_img

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....

Mãe não é tudo igual

- Coloca um casaco, meu filho! - Na volta a gente compra, filha. É bem provável que muitos de nós já tenhamos ouvido alguns desses bordões...

Carta aos negacionistas: comprem um seguro de vida

Senhores negacionistas, Coube à nossa geração viver uma encruzilhada existencial: ou mudamos a forma de nos relacionar e habitar o planeta, ou simplesmente esse planeta...
-+=