Justiça Global denuncia à OEA chacina nas favelas da Maré e mortes envolvendo policiais em áreas de UPP

Foi entregue hoje, dia 28, um informe à Organização dos Estados Americanos (OEA) solicitando que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) requisite informações ao Estado brasileiro sobre a chacina realizada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro nas favelas da Maré nos dias 24 e 25 deste mês e os assassinatos envolvendo PMs em áreas empobrecidas com intervenção militar (UPPs).

O documento denuncia a atuação da polícia e as violações de direitos humanos cometidos nas favelas. É uma compilação de casos emblemáticos de mortes provocadas por agentes das UPPs e os recentes acontecimentos que tiveram lugar nas favelas da Maré que levaram à morte de 10 pessoas.

O policial militar que liderou a operação nas Favelas da Maré é o mesmo policial que esteve envolvido no caso Wallace de Almeida. O jovem Wallace, 18 anos, foi assassinado aproximadamente há 15 anos quando policias o balearam fatalmente durante uma incursão no Morro da Babilônia. Os episódios que vitimaram 10 pessoas nas Favelas da Maré ocorreram de modo semelhante. O caso foi levado à OEA, que considerou o Estado brasileiro responsável pela morte e recomendou ao Brasil que investigasse e reparasse a família do menino.

O fato de que o mesmo policial – que em 1998 era tenente da polícia militar e hoje ocupa o cargo de Major – esteja envolvido em ambas as intervenções é sintomático de uma política de Estado que não privilegia o respeito aos direitos humanos. Muito pelo contrário, premia estes agentes e os promove nas hierarquias da carreira policial.

A Justiça Global pede à CIDH que solicite ao Estado Brasileiro que preste esclarecimentos sobre as violações de direitos cometidas pela PM nas favelas.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) é um órgão autônomo e independente da Organização dos Estados Americanos (OEA).

 

Fonte: Global

+ sobre o tema

Universitário é preso em suposta abordagem racista da PM e mobiliza OAB-MG

Uma suposta abordagem policial truculenta e motivada pelo racismo...

‘Impunidade pode aumentar casos de chacina em São Paulo’, afirma especialista

Mestre em direitos humanos também adverte que há omissão...

Passageira chama cobradora de ‘neguinha atirada’ e depois chora ao ser presa

Mulher é presa por injúria racial após chamar cobradora...

para lembrar

Cotistas estão entre as maiores notas do Sisu

De acordo com um balanço preliminar do Sistema...

Para cineasta, o audiovisual é o segmento mais racista da cultura brasileira

Meios de comunicação não representam a diversidade da população...

O pelourinho improvisado: O racismo e seus tentáculos no seculo XXI

Dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá. Enquanto o...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=